Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
aloisio soares Prof. Ciência da Computação Miami, USA 10K

Aprendi, há muitos anos, que a palavra grama, usada como unidade de medida, era o plural da palavra gramo. Consultando este website, vejo que vocês usam a palavra gramas como plural de grama. O que aprendi está errado, ou caiu em desuso?

António Campos Médico Almada, Portugal 12K

Solicito que me esclareçam se existe a palavra sequelar que tantas vezes vejo escrita em relatórios de imageologia.

Muito obrigado.

Lúcia Marinho de Azevedo Sawaya Psicóloga São Paulo, Brasil 8K

Devo colocar hífen entre as palavras «acrômio clavicular»?

Raquel Juncal Bibliotecária Lisboa, Portugal 8K

«Composto por deputados ao parlamento», ou «composto por deputados do parlamento»?

Obrigada!

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 9K

«Disse que iria à escola aquela manhã mesmo.»

Qual o mais adequado significado de mesmo na frase acima?

É inadmissível, no caso, o uso do feminino mesma?

Obrigado.

Ana Luísa Faria Tradutora Bruxelas, Bélgica 11K

Nas traduções que revejo encontro com frequência a construção «incluindo + preposição» ou «incluindo + locução preposicional» («incluindo sobre», «incluindo em termos de», etc.). O meu reflexo sistemático é substituir o gerúndio pelo advérbio de modo (inclusivamente ou inclusive), por me parecer que incluindo deve ser seguido de substantivo («os livros, incluindo os dicionários»; «as plantas, incluindo as ervas daninhas»), mas não encontro nas gramáticas argumentos para justificar a minha opção. Faço bem em proscrever a referida construção gramatical?

Desde já obrigada.

Maria Azevedo Professora Coimbra, Portugal 3K

Gostaria de saber se [em Portugal] completivo se deve pronunciar com e aberto ou fechado.

Manuela Cerejeira Professora Lisboa, Portugal 26K

O antónimo de confortável pode ser desconfortável e inconfortável?...

Uma das minhas alunas colocou-me a questão, fomos pesquisar na Internet e verificamos que em vários sites brasileiros ambos os termos surgem como possíveis; em português de Portugal também será assim?...

Edson Juarez estudante Ijuí, Brasil 64K

Pergunto sobre a utilização ou não da crase na seguinte frase e qual seria o modo correto: «voltado à/para/para a consolidação»?

Frase: «A jovem nação viverá um período conturbado, voltado à [ou "para a" ou apenas "para"] consolidação do novo Estado.»

Maria João Veiga Bibliotecas Lisboa, Portugal 14K

Agradecia que me ajudassem a descobrir qual a abreviatura normalizada para a palavra biblioteca.

Obrigada.