Qual é a origem de Sado, nome do rio que passa por Setúbal?
Gostaria de saber o processo de formação da palavra Inglaterra.
Obrigada!
Qual é a etimologia das palavras atlântico, jónico, mar, mediterrâneo e oceano?
Obrigado!
O meu nome é Liliana Ferreira, eu gostaria de saber a origem do sobrenome Cantarinho, que é um nome português, e a família que o tem é de origem alentejana.
Aguardo resposta, muito obrigada.
Qual é a origem dos seguintes topônimos, ocorridos na vila da Lousã (Portugal): Covelos, Fórnea, Rogela, Sarnadinha, Trevim? Agradeço.
Gostaria de saber qual o significado da palavra Ada.
Muito obrigada.
Há, em São Paulo, uma avenida que tem o nome de Luis Inacio Anhaia Melo. Quero muito saber, de onde vem e o que significa, se é que isso é possível, o sobrenome Anhaia. Obrigada, por sua atenção.
Busco a origem e/ou p significado do nome Plistina.
Obrigado.
Saberiam me dizer a origem do prenome "Neuza" e se a ortografia moderna recomenda "Neuza" ou "Neusa"? Li em algum lugar que, por regra geral, se usa S e não Z após um ditongo, mas não estou certo.
Obrigado!
Peço que me informem sobre a origem dos nomes próprios Eurico e Hermengarda
Agradeço.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações