atlântico
Deriva de Atlas, que na mitologia grega era o deus que sustinha as colunas do mundo e detinha o oceano. Em grego, o substantivo era Átlas, Atlantos, que se adaptou ao latim como Atlas, Atlantis, do qual se formou o adjectivo que é hoje Atlântico. Hoje, Atlas é também o nome da cadeia montanhosa que se estende ao longo do Norte de África, de Marrocos, a oeste, à Tunísia, a este, passando pela Argélia.
jónico
Costuma ser atributo de parte do Mediterrâneo, o mar Jónico, limitado a este pelas costa da Grécia e a oeste pelas do Sul da Itália. O nome relaciona-se com o do povo grego, os Jónios, que habitava zonas da Grécia (Ática e norte do Peloponeso) e o litoral da Ásia Menor (actual Turquia). Este nome parece ser pré-helénico e talvez se relacione com o sânscrito yoni, «útero, vulva», fazendo alusão a um povo adorador de uma divindade feminina (ver ionian em Online English Etymology).
mar
É palavra de origem latina, mar, maris. Este vocábulo remonta à raiz indo-europeia *mori-, «laguna», que está presente em línguas de outras subfamílias indo-europeias: alemão Meer, «lago»; russo more; irlandês muir.
ver Ernesto d´Andrade, Histórias de Palavras. Do Indo-Europeu ao Português, Lisboa, A. Santos, 2007;
Carl Darling Buck, A Dictionary od Selected Synonyms in the Principal Indo-European Languages, Chicago e Londres, The University of Chiago Press, 1988 (primeira edição é de 1949)
Mediterrâneo
A palavra vem do latim mediterraneus, mas ainda hoje é relativamente transparente em português: medi- + terraneus, «que está no meio/entre terras».
oceano
Termo que tem origem no grego Ōkeanós, nome de um dos doze titãs, filhos de Úrano e de Gaia. Esta figura personificava o rio que, segundo acreditavam os gregos, rodeava o disco da terra; este rio opunha-se ao Mediterrâneo, cercado pela terra. A palavra passou depois ao latim como oceănus. Durante algum tempo, em latim e nas línguas europeias, usou-se o termo «mar oceano» (mare oceanum, em latim; ocean sea, em inglês).
Ver: José Pedro Machado, Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, Lisboa, Livros Horizonte, 1987; Online Etymology Dictionary