Começar uma frase com e
Podemos começar uma frase com e?
Identificação do sujeito
Num período composto, como descubro o sujeito de base oracional? Por exemplo, qual é o sujeito do período «Trabalhar no Tribunal de Justiça é um grande sonho meu»?
Tradução de underreaction e overreaction
Tenho-me deparado, em diversos textos em língua inglesa, com as expressões underreaction (underreact) e overreaction (overreact) designando que a reacção observada foi mais exagerada e mais branda do que o esperado, respectivamente.
Qual será a melhor tradução para estas expressões?
Desde já obrigado e parabéns pelo excelente trabalho em prol da língua portuguesa.
Ainda a locução adverbial «em alerta»
Vendo a resposta 29 518, observei que alerta pode também empregar-se como adjetivo. Ora, o famoso gramático Napoleão Mendes de Almeida já asseverava no seu Dicionário de Questões Vernáculas que alerta, entre outras funções, pode usar-se como adjetivo e, portanto, pode e deve flexionar-se no plural. Como, então, poderá manter-se o ensinamento da invariabilidade dessa palavra? Ter-se-ia enganado o professor Napoleão?
Uso de artigo definido antes de disciplina
Tenho dúvidas se as frases seguintes com artigo definido são corretas:
a) «Ele cursa a medicina.»
b) «Ela estudou a engenharia civil.»
c) «Ele gosta da química.»
d) «Cursei o direito.»
e) «Os alunos da psicologia foram a uma creche.»
O sentido de descendente
Gostaria de saber se a palavra descente poderá ter tido o sentido de inconveniente ou contrariedade em português antigo.
A origem da palavra cenário
Cenário é uma palavra derivada? Qual é a palavra primitiva?
Orações completivas não finitas
Gostaria que me esclarecessem uma dúvida (comum a várias colegas professoras de Português).
No manual Página Seguinte da Texto Editora do 11.º ano, página 332, numa secção informativa de Funcionamento da Língua, num quadro de orações completivas não finitas, consta o seguinte exemplo: «A Manuela apreciou visitar o Museu da Música.» A oração destacada como completiva não finita é, pois, «visitar o Museu da Música». A nossa dúvida reside nesta classificação, na medida em que nos parece que o verbo visitar, por estar no infinitivo impessoal e não ser antecedido por nenhuma conjunção (que, se, para...) ou pronome relativo, não pode formar oração. Ou seja, parece-nos ser a frase simples e não complexa. Sendo duas orações, qual seria o sujeito da segunda?
Antecipadamente gratas pelo vosso esclarecimento.
A pronúncia do r em enredo
Gostaria de saber qual a pronuncia do r nestas palavras: enredo, enredaste, enredar.
Se pronuncio o r como se pronuncia em barro ou como se pronuncia em caro.
E qual a regra utilizada para quando eu encontrar outras palavras nesta linha?
O pronome si
O pronome pessoal tónico si corresponde apenas à terceira pessoa do singular, ou poderá ter como referente a terceira pessoa do plural, por exemplo em «Eles combinaram tudo entre si»?
