DÚVIDAS

Classificação (acentuação e divisão silábica) de rio, tio e família
Gostaria que me elucidassem sobre a classificação das palavras rio, tio e família quanto à acentuação e número de sílabas, dado que, em contexto de formação sobre o DT, foi-nos dito que família> é uma falsa esdrúxula, porque a palavra, na verdade, tem 3 sílabas, dado que _lia é uma só sílaba, sendo _ia um ditongo crescente, logo, uma só sílaba; além disso, e aqui é que reside a minha maior estranheza, disseram também que rio, frio, tio, pio, mio... são monossílabos, dado que as vogais que contêm io constituem um ditongo crescente, pelo que fazem parte da mesma sílaba, facto que, a confirmar-se, muda também a classificação destes vocábulos, que assim deixarão de ser palavras paroxítonas (com sílaba tónica na penúltima sílaba), mas oxítonas, dado que a sílaba tónica passa a ser considerada a última, embora saibamos que neste ditongo crescente (io) é na semivogal i que recai a tonicidade. Estou deveras confusa, pelo que agradeço o vosso esclarecimento e apoio.
Sobre o acento circunflexo em mecânico
Gostaria que me dessem uma explicação quanto ao acento circunflexo da palavra mecânico (há outras). Sendo uma vogal aberta ou sílaba, se quiser, por que não é grafada com um acento agudo? A regra diz que as palavras proparoxítonas são, na verdade, sempre graficamente acentuadas com acento agudo, para as vogais abertas, e circunflexo, para as fechadas. A sílaba da palavra em causa não é aberta? Reconheço que estou a colocar um problema de lana caprina, mas gosto de trocar impressões e ir até à exaustão destas coisas.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa