Sobre a palavra revolução
Um jornalista que conheço insiste que «a palavra revolução significa isso mesmo: uma volta de 360 graus, isto é, algo que gira, mas volta ao mesmo ponto, logo, para ficar igual». Perdoem-me a ignorância, mas não vejo alguém revoltado ou em revolução que pretenda voltar à mesma situação.Sou da opinião que, como consta aqui, existe sentido mais adequado à palavra revolução, quando se refere a um conjunto de pessoas que pretendem, por exemplo, uma «reforma, transformação, mudança completa». A tal pessoa jornalista responde que «esses significados são espúrios: o único significado de revolução, com propriedade de linguagem, é o original... tudo o resto é conveniência linguística».Perdoem-me por não ter expressões tão caras como «espúrios», «propriedade de linguagem» ou «conveniência linguística», mas... gostava de esclarecer esta dúvida, pois pretendo aprender sem ficar na ignorância. É possível uma explicação da vossa parte? Ou trata-se de uma situação em que a pessoa apenas tem o objectivo de "ganhar" a argumentação?
Palavras compostas na gramática tradicional
Como se classificam quanto ao processo de formação (de acordo com a anterior terminologia linguística) as palavras minissaia, girassol, madrepérola, passatempo, pontapé e malmequer? Pontapé e girassol estão sujeitas a um único acento, contrariamente às restantes?
«Até à data», e não «até há data»
Escreve-se «até à data» ou «até há data»?
Particípios passados regulares e irregulares
Qual devo usar: «tem matado», ou «tem morto»; «foi morto», ou «foi matado»?
«Teste diagnóstico» e «teste de diagnóstico»
Posso dizer «realizar teste de diagnóstico»? Ou só «realizar teste diagnóstico»?
Regulador(a) e regulamentador(a)
Gostaria de saber se «agência reguladora» e «agência regulamentadora» são expressões sinónimas, ou se há diferenças no seu uso. Creio que tem havido uma grande confusão em Portugal no uso destas expressões, assim como no uso dos verbos regular e regulamentar.
«No norte» ou «no Norte»?
Qual das frases está correta?
«O Minho localiza-se no norte de Portugal.»
«O Minho localiza-se no Norte de Portugal.»
Os Lusíadas: maiúsculas ou minúsculas (novo AO)?
Com o presente Acordo Ortográfico, a palavra Lusíadas, poema épico, pode ser grafada com maiúscula e minúscula? Se for um nome próprio, tem de ser grafada obrigatoriamente com maiúscula. Podemos considerar a palavra lusíadas um nome próprio?
As preposições em e a (localização)
Qual das frases está correta?
«O Minho localiza-se no norte de Portugal.»
«O Minho localiza-se a norte de Portugal.»
Sobre a palavra impedimento
A palavra impedimento possui prefixo?
