Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
José Moreira Aposentado Porto, Portugal 10K

É vulgar as pessoas, quando é o caso, se referirem aos ex-cônjuges com a expressão «meu ex-marido» ou «minha ex-mulher».

Ora, julgo que o prefixo ex- indica a "descontinuação" de uma situação. No entanto, ditas daquela forma, as expressões parecem-me incorrectas, já que indicam a continuação da posse.

Pergunto, pois, se não seria mais correcto dizer-se «a ex-minha mulher» ou «o ex-meu marido».

Já agora: o termo descontinuação, ultimamente muito usado na informática, está correcto? Não seria preferível suspensão ou cancelamento?

Lino Pereira Designer gráfico Santa Maria da Feira, Portugal 16K

Como devo apresentar versos, graficamente: em texto corrido?; é com separador /? E se houver mudança de linha no fim de um verso, devo colocar a / nas duas linhas, ou só no início da linha seguinte?

A. Alberto Consultor Lisboa, Portugal 7K

Qual a diferença (escrita e fonética) da palavra molho (em molho de gravetos/espigas) e molho (molho de limão/mostarda/soja)?

Elisabete Cataluna Formadora Beja, Portugal 7K

À luz do novo acordo ortográfico, o prefixo anti une-se sempre à palavra que antecede, excepto se esta iniciar com h ou com a mesma letra com que acaba o prefixo. Contudo, segundo averiguei, a palavra anti-stress continua a escrever-se com hífen. Porquê? Compreendo que seria impensável, em português, aceitar "antisstress", mas creio que poderia ser aceitável "antistress".

Elsa Dantas Professora Funchal, Portugal 60K

Com o acordo ortográfico, a palavra sócio-afectivo passa a socioafetivo?

Virgínia Palma Coordenadora editorial Lisboa, Portugal 34K

Quando referimos «Alçado Norte», «Ala Nascente», o ponto cardeal deverá ser em maiúscula, ou minúscula? Sabendo que se referem a locais concretos de algo que estamos a falar.

Jorge Rodrigues Empresário Bragança, Portugal 27K

As minhas dúvidas têm o verbo intervir como tema:

1.ª pergunta: Como está correto dizer: «Eu tenho intervido em vários negócios», ou será «Eu tenho intervindo em vários negócios»?

2.ª pergunta: «Eu venho intervindo em vários negócios», ou o correto será «Eu venho intervido em vários negócios»?

Paulo Aimoré Oliveira Barros Servidor federal Garanhuns, Brasil 7K

Assistindo em certo telejornal a uma reportagem sobre a seca que está assolando parte do estado de Minas Gerais, ouvi um cidadão afirmar que tal situação o fazia ficar pensaroso. Disse isso com tanta resignação, que não me facultou a ideia de substituir a palavra por pensativo. Então, é pensaroso português correto?

Alexandra de Souza Professora Campos Altos, Brasil 7K

Esta frase está correta?

«A Escola Joaquim Domingos e o comerciante congratulam com o progresso da cidade.»

Elisabete Gonçalves Professora Braga, Portugal 62K

Gostaria que me elucidassem sobre a classificação das palavras rio, tio e família quanto à acentuação e número de sílabas, dado que, em contexto de formação sobre o DT, foi-nos dito que família> é uma falsa esdrúxula, porque a palavra, na verdade, tem 3 sílabas, dado que _lia é uma só sílaba, sendo _ia um ditongo crescente, logo, uma só sílaba; além disso, e aqui é que reside a minha maior estranheza, disseram também que rio, frio, tio, pio, mio... são monossílabos, dado que as vogais que contêm io constituem um ditongo crescente, pelo que fazem parte da mesma sílaba, facto que, a confirmar-se, muda também a classificação destes vocábulos, que assim deixarão de ser palavras paroxítonas (com sílaba tónica na penúltima sílaba), mas oxítonas, dado que a sílaba tónica passa a ser considerada a última, embora saibamos que neste ditongo crescente (io) é na semivogal i que recai a tonicidade.

Estou deveras confusa, pelo que agradeço o vosso esclarecimento e apoio.