DÚVIDAS

Sobre o acento circunflexo em mecânico

Gostaria que me dessem uma explicação quanto ao acento circunflexo da palavra mecânico (há outras).

Sendo uma vogal aberta ou sílaba, se quiser, por que não é grafada com um acento agudo? A regra diz que as palavras proparoxítonas são, na verdade, sempre graficamente acentuadas com acento agudo, para as vogais abertas, e circunflexo, para as fechadas. A sílaba da palavra em causa não é aberta?

Reconheço que estou a colocar um problema de lana caprina, mas gosto de trocar impressões e ir até à exaustão destas coisas.

Resposta

Na palavra mecânico, a sílaba tónica é fechada ou, segundo a gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 27), semifechada. De facto, o som produzido pela vogal tónica é [ɐ] e não [a], como em plástico, palavra proparoxítona com vogal da sílaba tónica aberta.

Assim sendo, em mecânico a vogal sílaba tónica leva acento circunflexo, de acordo com a referida regra de acentuação das palavras proparoxítonas. Esta regra está definida no novo Acordo Ortográfico, o qual apresenta outros exemplos de palavras grafadas e pronunciadas de igual modo, tal como dinâmico.

A classificação das vogais quanto ao grau de abertura é de base articulatória, sendo este determinado pelo timbre resultante da forma tomada pela cavidade faríngea e pela cavidade bucal, que funcionam como tubo de ressonância. No caso das vogais fechadas, dá-se o estreitamento do tubo de ressonância, provocado pela maior elevação do dorso da língua em direção ao palato, e, na produção das vogais abertas, ocorre o alargamento do tubo devido à menor elevação da língua.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa