Vítima é o quê, afinal? Só significa que seja vítima mortal?
Esta construção, «foi-o», na frase que cito de seguida, é possível? E em que manual poderei também ler mais sobre isto?
«O tipo que aqui escreve é um pouco tudo isto junto, talvez, ou foi-o, entre estes anos, além de muito mais, que não está escrito, ou talvez então não seja nada...»
Como se classificam, morfologicamente, as seguintes palavras: felicidade, certamente, afeto, paternal, todas, algum, felizmente, eles, leram, muito, bem.
Fantasiado pode ser também considerado adjetivo?
Gostaria de saber se a palavra sprite é masculina ou feminina. Ou seja, diz-se «um sprite», ou «uma sprite»?
«Estou confuso com...», ou «estou confundido com...»? Qual a forma mais correcta?
O que são adjetivos?
Por exemplo, as palavras cidade, fome e paciência são adjetivos?
Na frase «O filho agiu conforme o pai», o conforme é conjunção comparativa? Existe alguma possibilidade, algum registro, algum respaldo de esta conjunção ser comparativa? Grato!
No DT, o grupo nominal é definido como aquele cujo núcleo é um nome ou um pronome. Se, na maior parte dos casos, esta classificação se apresenta pacífica, surgem-me dúvidas quando quero classificar o pronome oblíquo, que substitui um grupo preposicional. Agradecia que me clarificasse.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações