DÚVIDAS

"Art Déco"
Gostaria de saber como se escreve a expressão "Art Décor". Encontro com muita frequência a ocorrência de "Art Déco", não está errada? Devemos escrevê-la em itálico ou entre aspas na língua original, neste caso o francês, estou certa? E a maiúscula também é aconselhável por se tratar de um nome de um movimento artístico? Agradeço a atenção e aguardo atenciosamente a resposta com a máxima brevidade.
O particípio passado envolvido
Envolver é um verbo com dois particípios passados: um regular – envolvido – e outro irregular – envolto. O particípio regular emprega-se na voz activa, ou seja, acompanhado dos verbos auxiliares ter ou haver. Ex.: «Ela está envolta no caso Quim Ribeiro.» O particípio irregular emprega-se na voz passiva, ou seja, acompanhado dos verbos auxiliares ser ou estar. Ex.: «Eu tinha-me envolvido com a Mónica.» Na revista Sonangol Notícias de 2011 [p. 14], porém, leu-se esta informação: «Em todas as áreas de negócio nas quais a empresa está "envolvida", a visão empresarial pauta-se pela eficiência e competência, alcance de uma posição de referência no mercado e actuação de acordo com os padrões internacionais.» Tirem (vocês) suas conclusões se a revista Sonangol Notícias acertou ou errou!
Soneto de métrica irregular
Pode-se considerar o poema abaixo um soneto, apesar de não seguir as regras da métrica próprias desse tipo de composição poética?   O DESEJO DO HOMEM Tenta o homem, em busca insana,Numa caminhada de virtudes nua,Satisfazer a própria voz, que clama:“Qual o sentido da existência tua?” Em meio a tantos anseios perdido,Não sabe ao certo o que almejarAtormenta-o um desejo escondidoNa sombra de um Amor singular Cursando o deserto interiorQue a graça maior consentir,Na hora em que menos supor, Abismado, irá enfim descobrirQue, se em tudo existe um valor,Só em Deus tem razão de existir.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa