Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
João Sousa Estudante Lisboa, Portugal 33K

Será indefensível, ou indefensável?

Alberto Manuel Sebastião Estudante Luanda, Angola 90K

Qual a abreviatura de Dona?

Alberto Sebastião Estudante Luanda, Angola 9K

«Preparação prévia» é redundância?

Adriano Ferreira Estudante Montes Claros, Brasil 23K

Gostaria de saber se o nome próprio Deborah, que sei que é de origem hebraica e que assume na língua portuguesa a forma Débora, é acentuado. A forma portuguesa, como é cediço, é uma palavra proparoxítona e, portanto, recebe acento agudo; entretanto, a forma estrangeira, adotada por muitos pais ao registrarem seus filhos, também segue a mesma regra, ou não?

Agradecerei muito se puderem me ajudar.

Maria José Pacheco Veiga Revisora de textos Maceió, Brasil 7K

Em consulta à pergunta Orações adversativas vs. orações concessivas, tive dificuldade de entender a relação de sentido que foi registrada em relação às orações abaixo (reproduzo a numeração que as acompanhava, pois ela será retomada em seguida:

«(6) «Ela era bela, mas, principalmente, rara.» In Nova Gramática do Português Contemporâneo.

[...] há muitas frases em que ocorre, preferencialmente, a adversativa, e outras em que é, mesmo, a única possibilidade, como creio ser o caso em (5), (6) e (7).»

No meu entendimento, mas estabelece uma relação de adição. Sei que devo estar equivocada, por isso gostaria de obter uma explicação que me auxiliasse a perceber essa adversidade registrada como «a única possibilidade».

Antes de encerrar, gostaria de agradecer pela enorme contribuição que vêm dando a pessoas que, como eu, estudam a língua portuguesa e a utilizam como ferramenta de trabalho.

Obrigada.

Sandra de Oliveira Autônoma Cosmópolis, Brasil 7K

Meu pai vive discutindo comigo quando pronuncio coloca ao invés de dizer coloque, como, por exemplo, em «Pai, coloca lá pra mim», mas ele diz que é falta de respeito falar assim. Para ele, o correto é dizer «Pai, coloque lá pra mim».

Gostaria de saber qual é o certo.

Norberta Rodrigues Professora Vila Nova de Gaia, Portugal 6K

Antes de fazer a minha pergunta, quero dizer-vos que vos visito quase todos os dias e que estou muito mais tranquila desde que soube que o Ciberdúvidas não vai acabar.

A minha dúvida é a seguinte: na frase «Empresta-me o teu dicionário, que deixei o meu em casa», a segunda oração é coordenada explicativa, ou subordinada causal? Porquê?

Já consultei respostas do Ciber, o Dicionário Terminológico, quatro gramáticas, alguns colegas... Ainda não consegui decidir-me, embora me incline para a explicativa. Podem ajudar-me?

Obrigada.

Raquel Dias Estudante Lisboa, Portugal 23K

Gostava de saber se devemos dizer «dentro em breve», ou «dentro de em breve».

Obrigada.

Jorge Alves Professor Lisboa, Portugal 18K

No vocábulo poesia, é assim que as sílabas são separadas: po-e-si-a?

Quanto à acentuação, classifica-se como grave. Certo?

Bem haja pela resposta.

Isabel Gonçalves PB Ourém, Portugal 7K

Qual a silaba tónica da palavra compreendi?