O sufixo -nte
Gostaria de saber se as palavras habitante, viajante, emigrante e imigrante são palavras complexas por sufixação.
Obrigada.
Os fonemas da palavra sifão
Ao trabalhar a consciência fonémica nos meus alunos (1.º ciclo do ensino básico), quantos fonemas devo aceitar para a palavra sifão?
A locução «do costume»
Como se classifica sintaticamente a expressão «do costume», como na frase «Fez a birra do costume»?
A expressão «bodum dos carneiros»
Em um texto do escritor Mário Cláudio encontrei uma frase que não consigo entender: «arrecadar o bodum dos carneiros.» Vocês têm alguma hipótese de que pode significar? O trecho completo é o seguinte: «Com os anos foram-na confinando às mais sórdidas tarefas, limpar o lodo da cisterna, arrecadar o bodum dos carneiros, ou raspar o sarro dos defuntos antes de serem amortalhados.»
Obrigado.
O aumentativo de substantivos do género feminino
Qual é o grau aumentativo de moeda? Será moedona, ou moedão?
Cocuruto e cocuruta
Pode usar-se cocuruto e cocuruta indiferentemente? A busca na Internet não foi conclusiva.
«Grande pagode»
Podiam-me informar o porquê da expressão «grande pagode» significando «festa de arromba»?
Obrigado.
O topónimo A da Gorda
Em A da Gorda, povoação do concelho de Óbidos, o a é fechado, ou aberto? Embora não tenha acento gráfico, ouço pronunciar "à " . Qual a pronúncia correta?
Grata pela atenção.
Os diminutivos como palavras complexas
A minha dúvida é sobre as palavras simples quando flexionam em grau (nomes, adjetivos e alguns advérbios). Nas palavras simples podem existir sufixos flexionais, mas não sufixos derivacionais. Sendo assim, no caso de livrinho, o sufixo -inho é um sufixo flexional e será então uma palavra simples, ou é um sufixo derivacional e será uma palavra composta?
Café, «bebida» vs. café, «estabelecimento»
Costumo, quando me quero referir à bebida em si, escrever café (à excepção de casos em que essa é a primeira palavra da frase, claro) e Café quando me refiro ao estabelecimento... Faz sentido? Ex.: «Pedi um café cheio e soube-me mesmo bem.»; «Fui ao Café comprar pastilhas.»
Obrigado!
