A sintaxe de clicar
Gostaria de confirmar, por favor, a regência do verbo clicar: em ou sobre?
Escapuloumeral e glenoumeral
Gostava de saber como se escrevem as seguintes palavras de acordo com o novo Acordo Ortográfico: "escapulo-umeral" e "gleno-umeral".
Obrigada.
A grafia de videoaula
Escreve-se "vídeo-aula", "videoaula", ou "vídeo aula"?
Fácil e rápido como advérbios
Desde quando fácil e rápido são advérbios em português de Portugal?
O género de comichão
Desejo saber qual a forma correta do artigo para comichão. Será «a comichão», como ouço dizer muitas vezes, ou será «o comichão», o qual na minha opinião seria o correto?
O gentílico de S. Veríssimo
Moro numa freguesia chamada S. Veríssimo. Posso considerar-me um "sanverissemense"?
Obrigado.
«Tocador de carrilhão»
Na página do Convento de Mafra (Facebook) tenho visto a palavra carrilhanista para designar o «tocador de carrilhão». Fui procurar no dicionário da Academia e não encontrei o termo. No [dicionário de] Cândido de Figueiredo encontrei carrilhador, carrilhanor e carrilhoneiro. Na Wikipédia e em vários dicionários on-line encontro carrilhonista (que é o termo que me soa melhor e não encontrei no Cândido de Figueiredo).
Agradecia o favor do vosso douto esclarecimento.
O substantivo toboágua
Não encontrei a palavra toboágua em dicionários ou gramáticas, nem no VOLP ou entre as respostas do Ciberdúvidas. Pergunto, então, como devo inserir a palavra toboágua em um texto técnico (com algum estilo ou sinal especial?), já que parece não estar dicionarizada?
Ainda que toboágua signifique «escorregador aquático», preciso empregar o termo toboágua, e não a expressão equivalente.
Obrigada pela atenção!
«Em resultado de»
Diz-se «em resultado de», ou «como resultado de»? Exemplo: «A inflação aumentou ligeiramente em 2012, sobretudo, como resultado do aumento dos impostos», ou «A inflação aumentou ligeiramente em 2012, sobretudo, em resultado do aumento dos impostos»?
A divisão silábica do substantivo ideia
Como é feita a divisão silábica de ideia?
