Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Guilherme Souto Estudante Uberlândia, Brasil 5K

Ao iniciar minha revisão da língua portuguesa (do Brasil), durante a passagem pela história da língua, percebi que havia uma relação entre o galego e o português. Resumindo, constatei que o verbo pedir, no presente do indicativo, é semelhante, porém, não há o ç.

De onde veio, ou porque foi colocado este ç se a suposta forma "arcaica" do português não o tinha (pido)?

Constatei a presença do ç em ambas as [variedades da língua]: português do Brasil e português europeu, no entanto não no galego.

Uma de minhas fontes foi este endereço.

Obs.: Sou formado apenas no ensino médio, não possuo um profundo conhecimento na língua, estou "descobrindo" este mundo com mais detalhes somente agora.

No mais, desde já, agradeço pela atenção.

Luís Duarte Informático Queluz, Portugal 16K

«O leão distraiu-se, e eu aproveitei para correr em direcção a um rio», ou «O leão distraiu-se, e eu aproveitei a correr em direcção a um rio»?

Qual das duas frase é a mais correcta?

Mário Pereira Técnico de segurança Leiria, Portugal 4K

Ouve-se muitas vezes pronunciar a palavra tonteria. Aqui no Ciberdúvidas preferem-lhe tontaria. E tonteira, que se ouve pouco na comunicação social, mas que me habituei a ouvir desde miúdo?

António Marcos Estudante Coimbra, Portugal 7K

Classifica sintaticamente os elementos em letra maiúscula na seguinte frase: «No meu filme não existem HERÓIS, mas apenas GENTE NORMAL.»

Alguém me diz sintaticamente o que são as palavras sublinhadas?

Teresa Silva Aposentada Leiria, Portugal 22K

1 – «Sines e estivadores negoceiam acordo.»

2 – «Sines e estivadores negociam acordo.»

Qual está certa: 1, ou 2?

Teresa Teixeira Professora Abrantes, Portugal 5K

Perpiscuidade e perspicácia são sinónimos?

Fátima Neves Professora Coimbra, Portugal 10K

Na frase: «Vivo aqui com os meus pais», qual a função sintáctica de «aqui» e de «com os meus pais»?

Obrigada.

Cristina Marques Professora Porto, Portugal 27K

A palavra família é um nome coletivo, ou comum?

Rui Yamimbungue Professor Luanda, Angola 5K

É possível escrever corretamente sem usar o que?

Ana Maria Ribeiro Gonçalves Professora Seixal, Portugal 12K

O que está correto?

«O facto do aluno não respeitar...», ou «O facto de o aluno não respeitar...»?