Se se considerar a forma de construir o verbo amandar, com o prefixo a-, à imagem de atirar (a- + tirar), percebemos que existe uma similitude de sentidos distintos entre as acções que estes dois pares de verbos indicam.
Mais do que comparar amandar com assentar, que tem o mesmo sentido de sentar, alevantar quando é o mesmo que levantar, convém pensá-lo em comparação com tirar e atirar, que têm significados diferentes.
Amandar implica movimento, é sinónimo de lançar, atirar.
Mandar indica uma ordem, implícita (ordenar que uma carta siga de acordo com as normas de envio do correio) ou explícita (mandar que alguém se cale, ordenar, impor, fazer obedecer).
São, claramente, verbos com significado distinto.
De resto, é isto que afirma o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, na entrada amandar: «Etim. a + mandar, lançar-(se), atirar(s), arremessar(se)»; sem qualquer indicação de uso arcaico, regional ou popular. Assim sendo, o verbo existe para lá da oralidade e está inscrito na língua portuguesa (repito, sem regionalismos ou origens diferenciadoras sejam elas geográficas ou cronológicas).
Obrigado e parabéns pelo vosso trabalho.
No Auto da Barca do Inferno, [de Gil Vicente], nomeadamente na cena do Onzeneiro, o recurso estilístico presente na expressão «me deu Saturno quebranto» é a metáfora, ou o eufemismo?
Poderiam me explicar se a frase «O povo estourou de tanto rir» é uma metonímia, ou uma metáfora?
Ao menos no Brasil, para se designar a subdivisão administrativa de cunho municipal e local, se diz apenas município; já em Portugal, usa-se sobretudo concelho, mas município também encontra algum uso.
Tenho dúvidas se concelho é, em todas as suas acepções, sinônimo de município. Poderíeis dirimir estas minhas dúvidas?
Quanto à palavra municipalidade, pergunto-vos se ela seria, em todos os sentidos, sinônimo de município e concelho.
Muito obrigado.
Diz o Acordo Ortográfico: «... Base XIX... 1. A letra minúscula inicial é usada:... f) Nos axiónimos…» No entanto, diz o n.º 2: «A letra maiúscula inicial é usada:... i) Opcionalmente, em palavras usadas reverencialmente…»
Assim, a letra minúscula é, então, usada, ou opcional?
Agradeço a vossa resposta.
Posso usar «tanto... quanto» com uma negativa (Ex.: «Tanto eu quanto ele não tínhamos dinheiro»)? Não é obrigatório ser: «Nem eu nem ele tínhamos dinheiro»?
Na frase «Avó, vou dar uma volta por aí», qual o ato ilocutório? Assertivo, ou declarativo?
Num mesmo texto, as palavras Almada, pintor e artista, referentes a Almada Negreiros, são correferentes não anafóricos, ou podemos considerar que se trata de coesão lexical por substituição?
Qual a diferença entre ambas?
Grata.
Enquanto – leva vírgula, ou não?
(Cenário: uma dona de casa a lamentar-se para o marido)
«Deixas-me para aqui sozinha em casa, enquanto tu andas a divertir-te com os teus amigos», ou «Deixas-me para aqui sozinha em casa enquanto tu andas a divertir-te com os teus amigos»?
Quais são as características de uma convocatória?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações