A pronúncia de bosão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia de bosão

Gostaria de lhes perguntar: qual é a pronúncia correta de bosão? A minha dúvida é quanto à pronúncia do primeiro o.

Rafael Silva Lisboa, portugal 4K

Em português de Portugal, recomenda-se a pronúncia "busão" (cf. Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora), uma vez que esse o se encontra em sílaba átona e fica assim sujeito à regra de neutralização do vocalismo átono. No entanto, a referida regra tem várias exceções atualmente, pelo que não é de admirar que ocorra também, sem que se possa considerar errada, uma variante com o aberto nessa posição átona — "bòsão" (a palavra continua aguda) —, aparentemente por analogia com protão, que apresenta o aberto em sílaba átona (ibidem).

No Brasil, preferem-se formas acentuadas na primeira sílaba: bóson, próton (cf. Dicionário Houaiss e iDicionário Aulete).

Carlos Rocha