Qual a origem etimológica da palavra interpretar? Encontrei algumas informações na Internet, mas algo contraditórias e difusas.
Obrigada.
Gostaria de saber se terá havido algum acordo ortográfico que tenha normalizado o uso de "pr´além" e "pr´áli", mantendo ou elidindo o apóstrofo, como em prò e prà.
Muito obrigado.
Tenho visto nos cartões de Natal as pessoas escreverem: «feliz Natal e um próspero Ano-novo». Ano-novo é escrito com letra maiúscula, ou minúscula?
Pretendo saber se franganota pode ser diminutivo de franga?
Obrigada.
A locução interrogativa «como assim?» é correta?
Por exemplo:
A ― Perdi o comboio.
B ― Como assim?
Agradecia que me comunicassem qual destas frases está corretamente escrita em português:
1 – «O seu habitual donativo tem, neste ano, um objetivo muito concreto.»
2 – «O seu habitual donativo tem, este ano, um objetivo muito concreto.»
Sabendo que só as mulheres o podem fazer, como se deve dizer: «doador(es)», «dador(es)», «doadora(s)», ou «dadora(s) de óvulos»?
É correto utilizar-se o termo certo como interrogação/reconfirmação no final de uma afirmação?
Por exemplo: «Faltaste hoje ao trabalho, certo?»
«Trocar por notas de cem», ou «Trocar em cem-cem»?
Grato.
Gostaria de saber qual a legislação/decreto-lei que obriga a aprendizagem/utilização da letra cursiva em escolas do 1.º ciclo/ensino básico em Portugal. Existem as Metas Curriculares de Português, actualizadas no site do Ministério da Educação, mas não encontro na constituição qualquer menção de «letra cursiva legível fluente».
Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações