Género masculino não marcado
Por que que motivo se designa o género masculino como não marcado?
Plistoceno e pleistoceno
Qual a grafia correcta em português: Plistocénico, ou Pleistocénico? Designa a parte mais antiga do Quaternário. Deriva do grego pleisto (máximo, maior...).
Obrigado.
A palavra rapazola
Como classifico a palavra rapazola? É um substantivo no grau normal, derivado de rapaz, ou é um substantivo aumentativo, ou é um substantivo diminutivo? Ou tem outra classificação?
O termo alodinia
Alodínia é uma dor provocada por um estímulo não doloroso (por exemplo, cefaleias provocadas pela colocação de lentes de contacto ou de brincos). A palavra tem acento agudo?
Obrigado.
Éden e artigo definido
Gostaria de saber qual a forma correcta: «ser do Éden», ou «ser de Éden»?
Muito obrigada.
O termo hematidrose
Embora, pelo que vi, ainda não esteja dicionarizado, gostaria de saber se o vocábulo «hematosudorese» ou «hemosudorese pode ser um sinónimo do termo hematidrose, isto é, do acto de suar sangue, como aconteceu com Jesus (cfr. Lc 22, 44).
Muito obrigado.
A expressão «você é estrebaria»
Qual a origem e significado da expressão «Você é estrebaria» ou, noutra versão, «você na minha terra é estrebaria» ou ainda «você na minha terra é um burro»?
Muito obrigado.
«A ti» e formas de tratamento no português de Moçambique
«Apague o cigarro antes que ele te apague a te.»
O acréscimo do "a te" não torna a frase agramatical?
Parassíntese: esverdear e ajardinar
Por vezes tenho algumas dúvidas relativamente à formação de palavras. Gostaria de colocar dois exemplos para os quais necessito de esclarecimento: esverdeado e ajardinar (uma vez que existe jardinar). Derivação por prefixação, ou sufixação, ou derivação por parassíntese?
Uso e regência do verbo confrontar
Estou fazendo um trabalho de tradução comparada na faculdade, e deparei-me com a seguinte passagem: «... and she confronted the nurse about the missing checks and the unexplained charges to her bank account.» [Esta foi] traduzida da seguinte forma: «... e confrontou a enfermeira sobre os cheques desaparecidos e os saques injustificados em sua conta-corrente.» A meu ver, em português, o verbo confrontar não condiz com a oração, ainda mais sendo usado com a preposição sobre. Porém, não estou bem certa sobre qual seria o verbo e/ou a preposição adequada.
Grata pela ajuda.
