Quando uma frase termina com uma abreviatura, deve escrever-se com dois pontos no final, ou apenas um?
Exemplo: «A resposta será comunicada em breve a V. Exas..»
Qual é a forma correcta (ou se são ambas correctas): «Quando eu possa...», ou «Quando eu puder...»?
Nas frases «Ele tinha o rosto mesmo parecido com o seu» e «Parecia mesmo um dos seus amigos», como classificamos mesmo?
Obrigada.
Gostaria de ser esclarecido quanto à função sintática das formas pronominais o e lhe em frases como as seguintes:
«Se és ecologista, eu sou-o também.»
«O assunto é-lhe indiferente.»
Nas gramáticas que consultei, a forma o é classificada como pronome pessoal acusativo/complemento direto, e a forma lhe como pronome pessoal dativo/complemento indireto. Além disso, com a implementação do Dicionário Terminológico, estas formas de pronome pessoal são utilizadas, mais do que nunca, nas fórmulas de teste das funções sintáticas complemento direto e complemento indireto.
Assim, será admissível considerar que estas são situações excecionais de uso do pronome o/a/os/as como predicativo do sujeito e de lhe/lhes como complemento do adjetivo? Ou serão utilizações consideradas incorretas?
Antecipadamente grato pela atenção.
Estão corretas as classificações que se seguem?
«Abriu a época desportiva» (desportiva — adjetivo relacional)
«Ela é muito desportiva» (desportiva — adjetivo qualificativo)
«Em primeiro lugar vais estudar!» (primeiro — adjetivo numeral)
«Primeiro, vais estudar e depois brincas!» (primeiro — advérbio de ordem ou sequência)
Qual é correcto aqui: «Compra o livro da edição de 1980, ou uma...» — «de antes», «d´antes», «dantes»?
Há alguma diferença de uso entre eles, ou é tudo igual?
Sobre a palavra co-residente, não sei se é assim que se escreve e gostaria que me ajudassem a perceber. Com a adoção do novo acordo, terá a palavra sido alterada, por causa do hífen?
Obrigada.
A expressão «andar em bicos dos pés»: é «bicos dos pés», «bicos de pés», «bicos de pé» ou alguma das anteriores com hífen?
Queria saber se a seguinte expressão está correcta: «(...) obrigatoriedade aos jovens em participar.» Se não, qual seria uma possível correcção?
Gostaria de saber por que razão, segundo os novos programas de Português, as onomatopeias são consideradas um processo irregular de formação de palavras e não se encaixam/formam uma classe de palavras.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações