DÚVIDAS

A regência da locução «prestar atenção»
Parabéns pelo site! É uma iniciativa muito útil e esclarecedora! Gostaria de saber a regência correta de atenção, no caso da expressão «prestar atenção». Presta-se atenção «a algo» ou «em algo»? Exemplos: a) «(...) se vocês prestarem atenção no/ao que eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os meus mandamentos, eu não os castigarei com nenhuma das doenças que mandei contra os egípcios»; b) «Povo de Israel, preste atenção nas leis e nos mandamentos/às leis e aos mandamentos que estou dando a vocês hoje»; c) «Venham cá e prestem atenção naquilo/àquilo que o Senhor, nosso Deus, vai dizer.» Muito obrigada!
«Ao princípio» e «no princípio»
Tenho uma dúvida relativamente ao uso das contracções ao ou no com a palavra princípio. Exemplo: «Ao princípio só vais poder fazer exercício duas horas por dia» ou «No princípio só vais poder fazer exercício duas horas por dia». Julgo que a forma correcta é «no», porque é a contracção de «em + o» e responde à pergunta «quando?». O uso de «ao princípio» é um erro gramatical, ou trata-se de uma questão de gosto? Obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa