Quando se fala de arte musical, se costuma falar de eufonia e consonância para sons agradáveis aos ouvidos e harmonia de sons.
Mas, e quando se fala de arte pinturesca, quando se tem formas e desenhos simétricos e coerentes em pinturas, como se chama em uma só palavra?
Desde já muito obrigado.
Como classificar sintaticamente a frase «Portugal está mergulhado em profunda crise»?
Este problema foi-me colocado e, depois de discutido em grupo, chegámos a esta conclusão que não sei se estará correta.
Sujeito – «Portugal»;
Predicado – «está mergulhado em profunda crise»;
Predicativo do sujeito – «mergulhado em profunda crise»;
Complemento do adjetivo – «em profunda crise»;
Modificador restritivo do adjetivo – «profunda».
Gostávamos de ter a vossa opinião. Obrigada.
Porque o fruto da oliveira é a azeitona, e não "olivona" ou o contrário?
No decurso da realização de um questionário sobre a cena do Onzeneiro [no Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente] surge, na parte da gramática, a seguinte frase: «Quem não cometeu pecados e quem não tem vícios pode evitar seguir no batel do Diabo.» O tipo de sujeito que vem identificado na correção é, naturalmente, sujeito composto. Após alguns exercícios, uma aluna inquiriu sobre a possibilidade de existência de um "sujeito composto indeterminado". Embora nunca tenha visto nenhum exemplo escrito, parece-me que, na frase «Pensa-se e diz-se que é possível que haja vida noutros planetas» ou em «Diz-se e faz-se!» e muitas outras, poderíamos/poderemos ter exemplos disso mesmo. No entanto, e porque quando procuro apenas encontro exemplos isolados de cada um dos tipos de sujeito, gostaria de saber o que responder-lhe, até porque a questão me pareceu bastante pertinente.
Grata pela atenção.
Como posso utilizar em frases o verbo calhar? Agradeço exemplos.
Obrigada.
«Sejam à uma confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida para destruí-la.»
Porque «à uma» leva crase?
Qual o significado da palavra mantra?
Gostaria de obter o vosso auxílio na seguinte dúvida: qual é a palavra que deu origem a metropolitano?
Questiono porque creio ser a palavra metrópole, mas outros acreditam ser a palavra metro.
Fica desde já o meu agradecimento pelo esclarecimento que possam prestar.
De acordo com o Dicionário Terminológico (DT), as orações subordinadas substantivas podem ser completivas ou relativas (sem antecedente), tendo sido colocada de parte a designação de interrogativas indiretas para orações do tipo:
«(Perguntei-lhe) porque esperava por mim/quando chegaria a casa.»
Também é referido no DT que as completivas podem ser introduzidas pelas conjunções que/para/se e as relativas sem antecedente por pronomes relativos. Como as orações dadas atrás como exemplo não se enquadram em nenhuma destas tipologias, gostaria de saber como é que devemos, então, classificá-las.
Obrigada.
Qual das expressões é a mais correcta?
«Estamos confiantes que podemos contribuir para um mundo melhor», ou «estamos confiantes de que podemos contribuir para um mundo melhor»?
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações