O significado e a etimologia do substantivo mantra - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado e a etimologia do substantivo mantra

Qual o significado da palavra mantra?

José Alberto Lourenço Economista Almada, Portugal 2K

Mantra é a designação de uma «fórmula sagrada que tem o poder de materializar a divindade invocada», no contexto do bramanismo e do budismo, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (disponível na Infopédia).

O Dicionário Houaiss define este termo de modo mais específico:

«na cultura indiana, sílaba, palavra ou verso pronunciados segundo prescrições ritualísticas e musicais, tendo em vista uma finalidade mágica ou o estabelecimento de um estado contemplativo [Um mantra pode simbolizar ou evocar uma filosofia mística (dársana), um livro sagrado ou um deus; é amplamente utilizado no ritualismo hinduísta e no budista, nas práticas psicofísicas da ioga e no tantrismo].»

A mesma fonte indica em nota etimológica que mantra (manteve-se ortografia original):

«[Do] sânsc[rito] mantra, "instrumento do pensamento, fórmula ou conselho sagrado, hino, oração", der[ivado] do sânsc[rito] man "pensar", da raiz indo-européia *men-, "qualidade, estado ou disposição da mente", a que o lat[im] mens, mentis, "mente, espírito", t[am]b[ém] está relacionado [...].»

Carlos Rocha
Tema: Etimologia Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica