Na frase «Patrícia baixou graciosamente o joelho», graciosamente é modificador do grupo verbal, ou modificador de frase?
Obrigada.
Continuo sempre com muitas dúvidas no que diz respeito aos advérbios e às suas (novas) subclasses. Por exemplo, na frase «As guerras afastam aproximadamente 43 milhões de crianças da escola», o advérbio utilizado deverá ser classificado como advérbio de predicado, ou, eventualmente, de quantidade (e grau)?
Obrigada, desde já, pelo vosso esclarecimento.
Qual o significado ou origem da palavra Bardeiras?
Obrigado.
É correcto utilizar apenas a palavra locais (como substantivo) para designar os habitantes de uma zona? Isto é, a expressão inglesa friendly locals pode traduzir-se como «locais amistosos»?
Gostaria de saber se o emprego do verbo distar está correto em frases como a que se segue: «O período que dista entre a entrada de António e o momento atual foi demasiado longo.»
Agradeço a atenção.
Quais são as formas finitas dos verbos?
Diz-se «estão 17 graus de temperatura», ou «está 17 graus de temperatura»?
Estou com dúvidas quanto ao modo de introduzir a palavra pirueta numa frase. «Damos uma pirueta», ou «fazemos uma pirueta»? À semelhança de uma cambalhota ou de um salto mortal, por exemplo, «daria» uma pirueta; mas, por outro lado, trata-se de uma figura que se apresenta, daí que também me parece aceitável dizer que se «faz» uma pirueta. Qual é a correcta?
Muito obrigado.
Qual o processo de formação da palavra pancada?
A expressão «meia arrastão» possui hífen?
Agradeço antecipadamente.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações