Prezado Dr. Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca: fui seu aluno no Colégio Militar, aluno de "suficiente"... Mas aprendi com o Senhor Doutor que o verbo seleccionar tem dois CC. Então porque é que na primeira página deste excelente "site" está um anúncio luminoso onde se diz: "página selecionada" só com um C?
Digo e escrevo dezenas de milhares, tal como digo e escrevo uma dúzia de laranjas. Mas um amigo meu, escrupuloso no falar Português, insiste que é dezenas, centenas de milhar. Já lhe dei a ler Rodrigo de Sá Nogueira, mas ele teima. Esta teimosia tem algum fundamento científico?
O que significa "ana" quando usado como prefixo?
Eu pretendia a palavra ana para que significasse em cima, ou mudança de sentido (ex: Ana-Norma ou AnaNorma).
É possivel?
Muito Obrigado.
São um verdadeiro manancial de situações caricatas, as provocadas pelas cacofonias. A não correspondência entre o valor sonoro e o valor gráfico pode dar origem a muitas complicações.
Lanço um repto: que alguns textos com cacofonias possam ver aqui a luz do dia, não podendo naturalmente conter expressões menos correctas.
Só algumas do género «Adolfo Dias» ou o celebérrimo «bacalhau quer alho». E podemos começar por Camões e o seu "Alma minha, gentil que te partiste".
Será que poderei utilizar a expressão: «Atenção, noivas!! O penteado também é uma peça importante na beleza do vosso casamento…»?
Texto:
" - Estás a ver como eles crescem fortes quando tomam sumos mágicos desde pequeninos?
- Fortes e belos como eu!"
Em que grau estão os adjectivos da última frase: "Fortes e belos como eu!" e porquê?
Tenho necessidade de usar palavras derivadas de etnia e étnico que não encontro no dicionário, como, por exemplo, etnicidade, etnicista, etnicizar.
As derivações parecem-me correctas. Será que posso usar estes vocábulos?
Gostaria de saber que tipo de orações existem e os seus elementos constituintes.
Quando é que se deve optar por utilizar a palavra "designadamente" em detrimento de "nomeadamente" e vice-versa?
Com data de 17/12/97, José Neves Henriques respondia à pergunta "Qual a diferença entre as palavras alugar e arrendar?": para além de considerações etimológicas, indicava que "O dicionário de Eduardo Faria, de 1850, dá alugar e arrendar como sinónimos (...)".
A propósito do significado destas 2 palavras, gostaria de conhecer a opinião do vosso Consultor de Direito - Rui Pinto Duarte, advogado.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações