Uma coisa que me intriga em anúncios de imobiliárias é a expressão «casa com muito cachet». Que querem eles dizer com isto?
Fetalatos = substâncias químicas que contêm o PVC: deve-se escrever fetalatos ou ftalatos?
Em francês, "fhtalates".
Vejo e ouço, frequentemente, usar advérbios de modo seguidos de que: «evidentemente que», «naturalmente que». Não sei se é construção correcta, mas a mim soa-me mal.
Ouvi alguém dizer, outro dia: «Essa questão não bule com o resto do problema». Não deveria ter dito «bole»?
Qual é a origem e grafia portuguesa deste nome? Pode-se usar com i e com y?
A expressão anglo-saxónica "optimality principle" deve corresponder em português a:
Princípio da Optimalidade ou Princípio da Optimização?
O contexo é o do planeamento e da sua avaliação. Segundo este princípio, deve procurar-se o melhor (óptimo) caminho, o conjunto de medidas que na situação se entende serem as melhores tendo em vista os objectivos que se pretendem atingir.
Como devemos considerar o fato de as vogais em diferentes partes do Brasil serem pronunciadas de formas completamente diferentes, na maioria dos casos, quando pronunciadas em palavras isoladas? Por exemplo, no Nordeste do Brasil, as palavra todo, medo e disse são pronunciadas /'tôdu/, /'mêdu/ e /'dissi/; já no sul do Brasil muitos brasileiros (se não a grande maioria) pronunciam-nas /'tôdô/, /'mêdô/ e /'dissê/. Ainda gostaria de saber se esse fato pode ser considerado um erro ou se se trata meramente de um regionalismo.
Gostaríamos de saber se o nome Claudia leva acento gráfico (Cláudia) e porquê?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações