Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Luís Barros Mendes EUA 11K

Podemos dizer «reocorrência», quando nos referimos a um facto que ocorre novamente?

Tem significado diverso de «recorrência», ou em determinados contextos são sinónimos?

Rui Dantas Braga, Portugal 11K

 Os dicionários apontam como significado de ex libris algo como «marca inscrita num livro indicativa de proprietário ou biblioteca a que pertence» (cito de cor..). Compreendo que a tradução literal do latim indica esta utilização, mas vejo essa palavra em frases como «A Torre Eiffel é o maior ex libris de Paris» ou «O Ronaldo é o novo ex libris do Inter de Milão». É esta utilização correcta?
Antecipadamente agradecido.

Rui Dantas estudante Universitário Braga, Portugal 6K

Existe a palavra "performante"? Tenho visto vários exemplos de "O computador X é mais performante do que o computador Y." É correcto? Se não, o que devemos utilizar para evitar o estrangeirismo?

Dorival Roscito estudante Santa Catarina, Brasil 6K

Como devo concordar o número?

" 1,3 toneladas" ou "1,3 tonelada".

Não sei se me refiro à unidade 1, ou a quantidade maior de mil quilos (1300 kg).

Claire Ducatti Machado 3K

O artigo não deveria ser uma classe gramatical, deveria fazer parte da classe dos pronomes. Vários estudiosos da língua, como Sandmann, Mattoso Câmara, Otto Jestersen, afirmaram isso. Gostaria de mais opiniões.

Francisco Avillez Portugal 6K
Saltou-me aos olhos como mais uma valente CALINADA, mas como é mais ajuizado confirmar do que ter a certeza, resolvi perguntar ao mais fiável oráculo - vocês, claro! Foi assim:
Na revista do Expresso, de 12 Set. 98, no artigo sobre o flutuante "capitão" Roby, escreve-se a determinada altura que algo se passou "amiúdas vezes"! Será que está certo? Ou será que, influenciada pelo tema, a jornalista deixou "fugir" a caneta? Eu escreveria AMIUDADAS VEZES, sem acentos, ou então AMIÚDE.
Obrigado pela ajuda que possam dar.
Marguerite António França 2K

Gostaria de saber como se chamam as pessoas provenientes dos países do Magreb - será magrebinos ou magrebianos?

Muito obrigado.

Carlos Correia Sintra, Portugal 8K

Como se pronuncia Nobel?

António Sustelo Faro, Portugal 8K

Há dias vi numa legenda na TV a palavra «torácico»  num contexto relativo a tórax e pensei que fosse um simples engano. Voltei a ver essa palavra em contexto idêntico na revista Selecções do Reader's Digest e ficou-me a dúvida: esta grafia é correcta?

Rui Dantas Estudante Universitário Braga, Portugal 2K

Já aqui alguém escreveu que o uso dessa palavra é correcto. No entanto, continuo a não a encontrar em nenhum dicionário de português. Como curiosidade procurei em dicionários Inglês - Português e ao inglês "optional" fazem corresponder o português "facultativo". Por isso o que pergunto é se opcional é realmente correcto, e em caso afirmativo se é de aceitação recente.