Trabalho com textos científicos sobre doenças em plantas, e tenho algumas dúvidas quanto às frases seguintes: "O vírus do mosaico amarelo do salsão ('celery yellow mosaic virus', CYMV) possui partículas alongadas (760 x 15nm), flexíveis, induzindo a formação de inclusões típicas dos Potyvirus (KITAJIMA & COSTA, 1968; KITAJIMA & COSTA, 1978). Além do salsão, o CYMV ataca também salsa e coentro." Na primeira, as partículas induzem "à" formação ou "a" formação? Na segunda frase, eu gostaria de saber se é melhor escrever "Além do salsão, o CYMV ataca também salsa e coentro" ou "Além de salsão, o CYMV ataca também salsa e coentro" ou "Além do salsão, o CYMV ataca também a salsa e o coentro".
Antecipadamente agradeço.
Pode-se utilizar "selar" no sentido de fechar?
Pode-se utilizar "selar" no sentido de colocar algo que evite a abertura, por exemplo, "selar a tampa da caixa com fita adesiva"?
Selar em português pode ter significados semelhantes aos da palavra "seal", tal como vedar, encerrar?
É "ozono" que se escreve (como vem por exemplo no Porto Editora) ou "ozone" (como aparece no Lello e no prontuário da Ed. Notícias)? Quais são os fundamentos para cada uma destas versões?
Trabalho com textos científicos sobre doenças em plantas, e tenho uma dúvida quanto à frase seguinte:
Em algumas cultivares de cenoura, como "Nantes", ao invés da clorofila forma-se outro pigmento, a antocianina (...)
É certo escrever "ao invés de" na frase acima?
Antecipadamente agradeço.
Qual a forma mais correcta:
«A fotografia datava desde (ou datava de?) os finais do século XIX ou princípio do século XX».
É correcto escrever-se "habitats" como plural de "habitat"?
Cheguei a perceber que há várias pronúncias correntes do "es-" e "ex-" inicial em Portugal.
1. es- [iS] e [ëS] (Na impossibilidade de utilizar o alfabeto fonético, aqui gostaria de representar provisoriamente o "sh" inglês por [S] e o "e" átono final do "corre" em português, por [ë])
2. ex- [ëS] [ejS] e [äjS] (idem, idem, o "a" átono final do "seda" em português por [ä])
A diferença é regional? Ou cada pronúncia tem conotação especial?
Qual a pronúncia mais corrente (ou considerada correcta) da Expo?
(P.S. Para uma melhor exposição da minha dúvida, coloquei o mesmo texto com o Alfabeto Fonético Internacional.
Muito obrigado.
Quando eu coloco um ponto de interrogação, exclamação devo colocar um ponto final para encerrar o assunto?
Ex.: Fazer:
Tarefa;
Concurso;
Trabalho?.
A minha primeira questão prende-se com a adequação ou exactidão, ou mesmo correcção, no emprego da terminologia referida no título.
A minha segunda questão diz respeito à classificação (quanto à acentuação) das palavras que terminam em ditongo crescente, como "história", "excelência", "água", etc.
Obrigada!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações