Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Catarina Reis 15K

No dicionário, encontrei «quimbundo», mas num trabalho do Ciberdúvidas, assinado por Rui Ramos, especialista em línguas africanas, leio «kimbundu». Será esta a forma aportuguesada e a outra a original nesta língua angolana? Qual é a recomendada pelo Ciberdúvidas?

Deveriam publicar mais trabalhos deste género, pois é muito difícil encontrar obras que tratem das línguas dos países africanos onde se fala português.

Ana 5K

Qual o significado do nome Guilherme?

Obrigada.

Deborah Brasil 9K

Escrevendo um bilhete, surgiu a seguinte dúvida:

Nós combinamos em almoçar juntas.

Nós combinamos almoçar juntas.

Nós combinamos almoçarmos juntas.

Acredito que as duas primeiras frases estejam corretas, mas gostaria de que me ajudassem.

Manuela Ferreira Serv.Doc. Inf. Cientifica, Portugal 5K

Como dividir a palavra "coercivo" para efeitos de translineação? "A priori" creio que será co-er-ci-vo. Na dúvida, uma vez mais solicito a vossa preciosa colaboração.

Armindo Gameiro professor Portugal 16K

Como devo escrever correctamente: «Vimo-nos em ... para resolver aquela dificuldade». «Papos-de-aranha» ou «palpos-de-aranha», ou as duas formas?

Ana Maria Pitão 7K

É esoterico ou exoterico?

Tiago V. Pinto estudante Bruxelas, Bélgica 6K

Sempre ouvi dizer que em português, os vocábulos nunca têm mais de um acento... e no entanto "órgão", por exemplo, não respeita este pretenso limite. Gostaria de saber se se trata de uma excepção (e se assim for, que outras excepções existem) ou simplesmente de uma falsa regra.

Pedro Rosado Portugal 3K

Li num trabalho que estou a elaborar relacionado com mobiliário, a palavra ergonómico, cujo significado não encontrei em nenhum dicionário. Agradecia o envio breve do seu significado.

Ailton Vasconcellos estudante de Filosofia Brasil 11K

Poderiam esclarecer se há algum outro tipo de epêntese que não seja suarabácti/anaptixe.

Francisco José Gonçalves professor 15K

Gostaria que me informassem se a palavra esferovite (como vulgarmente é chamada aquela substância branca que acompanha as caixas de aparelhos electrodomésticos) existe em língua portuguesa ou se é um estrangeirismo.

É que não aparece em nenhum dos meus dicionários nem nas enciclopédias que tenho.

Obrigado.