Queria saber se se diz/escreve "dir-te-ia" ou "dizer-te-ia" de acordo com a regra dos verbos regulares para este tempo verbal.
Quando estava doente, a minha mãe costumava dizer que eu tinha febre ou estava com febre. Agora, ouço dizer "fazer febre", "fazer uma gripe", "fazer uma virose"... Estas últimas expressões repugnam-me absolutamente, mas não tenho a certeza de que não sejam correctas. Podem ajudar-me?
Sempre usei indistintamente gás e gaz no seguinte contexto: "Ontem comprei uma botija de gás".
Há pouco tempo verifiquei, em diversos dicionários, que estas duas grafias têm significados distintos.
Agradecia que me esclarecessem qual a grafia correcta para aquele contexto.
Gostaria de saber a origem de Duarte. É deformação de Eduardo, vem do germânico Edwacht?
Pela mesma gostaria também de conhecer a origem do nome Pires.
Muito obrigado
É uso na minha família a expressão "sessenta anos rijos e feros", referindo-se a uma pessoa bem conservada.
Criticam-me quando uso essa expressão, afirmando que a palavra "feros" não existe, e na verdade não a encontro no dicionário.
Poderá tratar-se de um regionalismo? Ou simplesmente é asneira?
Obrigado.
Cumprimentos.
Sou estudante do curso de Letras, gostaria, se fosse possível, que falassem alguma coisa sobre o ensino do português no anos 70, época em que a educação passou a ser considerada como um instrumento para a geração de capital humano (ensino profissionalizante), a escola foi invadida por uma onda "psicologista" e a desvalorização do conteúdo, numa supervalorização, em contrapartida, do processo didático (uma escola de muito "pedagogismo" e de pouca substância).
Li no JB do dia 02 de março de 1998 uma matéria que dizia "Entre populismo e purismo, no meio, também não está a virtude", me fale, um pouco, sobre isto. O que acham?
Obrigado.
Qual a verdadeira diferença entre o conceito de nome comum e o conceito de nome concreto, a transmitir a um nível de 7º ano de escolaridade?
Deverá considerar-se o vocábulo "aldeia" um substantivo abstracto ou concreto?
Obrigada.
Como diferenciar o índice de indeterminação do sujeito da partícula apassivadora se?
Quotação ou cotação?
Gostaria de saber qual a forma mais correcta de escrever.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações