Quando se diz: " Não pise, suje ou danifique a grama", subentende-se a presença da palavra NÃO antes dos verbos "suje" e "danifique"?
E na frase: "Não teorize, compreenda ou polarize" - O NÃO é subentendido antes de "compreenda" e "polarize"?
Se na frase acima suprimíssemos a conjunção "ou" (Não teorize, compreenda, polarize), teríamos o mesmo sentido?
Grato.
Existem pessoas que, depois de uma grande refeição, dizem desmoer como sinónimo de «fazer a digestão».
Assim, gostaria de saber como se conjuga o presente do indicativo deste verbo, caso exista.
Obrigado.
Controvérsia quanto ao uso da preposição "de". Sempre li e escrevi "precisar de fazer", "ir", "dormir", etc., e chamaram-me a atenção para tal, dizendo que é "uma asneira".
Como posso explicar que está correcto à pessoa que me chagou o juízo?
As gramáticas são todas um pouco omissas nas explicações práticas.
A resposta dada, no dia 04.JAN.99, pelo Professor José Neves Henriques, ao consulente Sr.Ricardo Kurylski sobre a diferença entre "um homem muito viajado" e "um homem viajou muito" diz que essa diferença se aplica também a "O homem lê muito" e "O homem é muito lido." Concordo, porém restou-me uma dúvida: quando esse homem é um escritor de sucesso, que teve muitos exemplares de seus livros vendidos e, deduz-se, lidos, não poderemos dizer que esse "é um homem muito lido."? Não pelo fato/facto de esse escritor ter lido muito e ter apreendido o que leu, aprimorando sua cultura, mas pelo fato/facto de muitas pessoas terem lido o que escreveu.
Estou com dúvidas a respeito da grafia das seguintes palavras:
destrinchar ou destrinçar, xixi ou chichi (urina), álibi ou alibi, xérox ou xerox.
Muito obrigado pela oportunidade que vocês nos dão em poder aprender um pouco melhor a Língua Portuguesa. Vocês realizam um excelente trabalho.
Continuem assim!
Ambas as formas - "face a" ou "em face de" - são aceitáveis?
Sou professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental (quinta a oitava séries) e estudante de pedagogia. Nas nossas discussões em sala, percebemos a grande dificuldade de "ensinar" a norma eleita como culta - padrão.
Inserida neste contexto pergunto: como "ensinar gramática" aos alunos do ensino fundamental?
Existe "membra", feminino de "membro"?
A forma correcta de referir a pertença de alguém do sexo feminino a algo é dizendo que ela é membra ou dizendo que é membro? (por exemplo: "a Maria é membra da Associação Nacional de Ciberduvidadores", está correcto?)
Estou fazendo um trabalho sobre orações reduzidas, e gostaria de um melhor esclarecimento de orações reduzidas (explicação, os tipos, desenvolvimento). Também quais são as orações que NGB não classifica e quanto ao uso do infinitivo.
A palavra músico, enquanto designação de actividade profissional tem feminino, ou seja, como designar uma mulher que se dedica à música?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações