Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Paula Castro Portugal 9K

Em primeiro lugar, quero dar-vos os meus parabéns pelo V. trabalho!

Tenho um filho de 6 anos que se encontra agora no 1.º ciclo (antiga 1.ª classe). A minha dúvida é a seguinte: poderei continuar a dizer éle (L - e ponho acento para que possam perceber a pronúncia) ou, como agora é ensinado na escola, terei de dizer lê (assim como mê, nê, ...)?

Obrigada!

Carlos Ribeiro Barreiro Portugal 17K

Gostaria de saber a origem do prefixo "TELE" que se usa em vários meios de comunicação; ex.: televisão, telegrafia, telefone, teleférico, teledisco, telemóvel, telefonia etc.

Muito grato.

Mariamelia Brasil 3K

Devo sempre colocar o pronome pessoal antes do verbo no infinitivo? Exemplo: para eu fazer. Qual a razão?

Carlos Manuel Costa de Almeida Médico Portugal 9K

Sou médico, e tenho visto escrito o termo "biunívoco", mas não o encontro em qualquer dicionário da língua portuguesa. Tal termo existe em português, a par de "unívoco"? Com o significado de "nos dois sentidos"? Se não existir, que palavra poderemos usar com esse significado?

Nadson Souza Carvalho Brasil 8K

Qual o processo de formação das palavras pontapé, passatempo, clarabóia?

Márcio J. C. Coimbra funcionário público Rio Grande do Sul, Brasil 210K

Sei que os verbos "haver" e "fazer" indicando tempo são impessoais.

E quanto ao "passar"?

Vejam-se as frases:

1) Passaram muitos anos.

2) Passaram-se muitos anos.

3) Passou muitos anos.

4) Passou-se muitos anos.

Agradecia se me pudessem dizer quais das frases acima estão certas. Não sei se o verbo é pronominal, se há voz passiva e se "muitos anos" é sujeito ou se é objeto direto.

Afinal, "passar" é pessoal ou impessoal em frases deste tipo?

Carlos M. Costa de Almeida Médico Portugal 2K

Sou médico, e gostaria de saber se é linguisticamente possível empregar a expressão "circulação cardiópeta" (com o significado de "em direcção ao coração"), por paralelo com circulação centrípeta (em direcção ao centro). E "hepatopedal" (em direcção ao fígado), como muitas vezes se vê escrito?

Nadson Souza Brasil 7K

Qual(is) das 3 frases abaixo está (ão) corretas? Por quê?

I. É preciso que eles ANSEIEM por dias melhores para a felicidade ser uma realidade.

II. Assim que PROPOREM soluções sérias, não serão mais ridicularizados.

III. As pessoas que VÊEM como importante nossa presença na empresa serão as primeiras a receber o nosso convite.

José Romão Portugal 17K

Relativamente ao plural do substantivo composto "peixe-espada", devo lembrar também que a Gramática de Celso Cunha diz o seguinte: "a) também só o primeiro toma a forma de plural quando o segundo termo da composição é um substantivo que funciona como determinante específico...".

Não estará o termo "espada" a funcionar como determinante específico do primeiro elemento? Não esqueçamos que a referida gramática faz constar entre os exemplos para a referida alínea o composto "manga-espada".

Sendo assim, não seria mais correcto dizer "peixes-espada"?

Manuel M. Freitas Neto 14K

Eu queria saber, se escrevendo as palavras touro ou toiro, ouro ou oiro, se de ambas as maneiras estão bem escritas ou pelo contrário não.

Obrigado.