Vou lá abaixo / a baixo
Deve dizer-se "vou lá abaixo" ou "vou lá a baixo"?
Palavras terminadas em «s»
Sou Julyana, tenho 11 anos, e estou pesquisando palavras terminadas em as, es, is, os ou us. exemplo: ônibus.
Quanto mais, melhor será o meu trabalho.
Adorei esta página e vou divulgá-la em minha escola.
Obrigada.
«Treminhões»
Perdão por tanta dúvida. Sou argentina.Significado da palavra treminhões.Em português, o que nós chamamos de 'subtes' (trens subterrâneos)?Uso das palavras: embaixo e emcima; diferenças com abaixo, baixo, acima, cima.Muito obrigada.
Pôr a mão na massa
Gostaria de saber se é possível dizer "...fulano de tal coloca a mão na massa para ajudar na produção...". Ou só é admitido falar coloca as mãos na massa, no plural?
Gajeiro
Gostaria de saber o nome da função do homem que, nas antigas embarcações, ficava no mastro principal e gritava "Terra à Vista".
Entubar/intubar
Tenho frequentemente encontrado escrito "entubação" (endotraqueal), como também "intubação". Admito que não, mas não será possível usar as duas, com aquele significado? Qual a origem e forma de construção destas duas palavras, que não vêm citadas nos dicionários de português vulgarmente utilizados?
Dar baixa
Qual a origem da expressão "dar baixa"? Ex.: dar baixa do quartel, dar baixa do hospital.
Submerge-te
Pode utilizar-se a forma verbal do imperativo do verbo submergir conjugada na forma reflexa de 2.ª pessoa?
Contexto: "Submerge-te na frescura do Verão Ópera/Além-Mar."
Plural de gabão
Qual é o plural da palavra "gabão"? Gabões? Gabãos?Obrigado.
Rulher?
Gostaria que me informassem do significado do verbo rulher.
