Como é que se deve escrever o composto do verbo sacralizar com o prefixo des-: des-sacralizar ou dessacralizar? Se em ressacralizar a ausência ou presença de hífen não afecta a fonia, o mesmo parece não poder dizer-se do primeiro caso. Obrigado.
No escritório, surgiu uma dúvida à qual ninguém soube ao certo responder. estado de São Paulo, se escreve com letra maiúscula ou não? Pois sabemos que Estado, quando relativo à País se escreve com letra maiúscula.
Obrigada.
Atenciosamente,
Gostaria de saber de livros e autores mais atualizados para estudar para concusos públicos, exemplo: Banco do Brasil, TRE, Receita Federal, Tribunal de Contas da União, etc. e também como e quando usar o "a" e "à" e gostaria também de receber regras básicas da língua portuguesa.
Tenho uma dúvida sobre a ordem de palavras em orações causais negativas. Sou estudante de Português. Minha professora rejeitou oração #1 abaixo e corrigiu com #2. Com isso eu deduzi que nesse tipo de oração, o "não" deve sempre anteceder a palavra "porque" como "não porque".
1. *"Não jogo com vocês porque esteja aborrecido."
2. Jogo com vocês mas não porque esteja aborrecido.
No entanto, eu encontrei um exemplo na revista brasileira "Veja" com separação de "não" e "porque", #3:
3. [Veja] Fernando Henrique não embarcou para a Índia porque tivesse uma agenda muito clara para tratar com o governo daquele país. (No contexto, ele de fato viajou a Índia sem motivo claro.)
Será que existe uma regra sobre o comportamento de "não" e "porque" em este tipo de oração?
Minha dúvida diz respeito ao seguinte assunto:
Como identificar corretamente quando um verbo pede ou não preposição.
Pois eu sei que os verbos pronominais são:
Orgulhar-se, apaixonar-se, dignar-se, arrepender-se e queixar-se.
E como fica a situação da seguinte questão:
1) Indique a oração onde o verbo aparece erradamente preposicionado:
a) ( ) As crianças se sumiram em meio à multidão de fiéis
b) ( ) Os meus planos se goraram no dia em que perdi o emprego
c) ( ) Alunos e professores se confraternizaran depois da desta
d) ( ) Após a tempestade, o relógio da praça se adiantou alguns minutos
e) ( ) A duplicata se vence no início do mês
Atenciosamente.
A palavra baixada existe? E em que contextos se utiliza?
Na reformulação de uma frase aproveitando outra já construída chegou-se ao seguinte: «A florista de Rosa Maria que propagandeava o seu serviço exibindo um postal de Rosa Mota, a quem jurava ter vendido flores.»
As pessoas, a quem tenho colocado a questão, dizem-me que está correcta. A mim parece-me que deveria ser: «A florista de Rosa Maria propagandeava o seu serviço exibindo um postal de Rosa Mota, a quem jurava ter vendido flores.»
Mantendo-se o que, a frase estaria incompleta. Será assim?
Gostaria de saber se não existe outro termo mais correcto do que "aditivada".
Sou estudante, estou cursando o segundo ano do ensino médio e em uma aula de filosofia meu professor fez as seguintes perguntas: «De onde vimos? Para onde vamos?» Estranhei a frase, achei que ele tinha errado por distração / distracção, mas não, ele repetiu essa frase desse modo mais umas três vezes. Gostaria de saber se está certo o emprego do vimos, do verbo vir, não seria viemos?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações