Qual a origem das expressões "Quem dera isso fosse possível" ou "Quem me dera isso fosse possível"?
Procurei em alguns dicionários mas nenhum cita a palavra (ou verbo?) dera. Esta forma é errada? Será alguma mania do português do Brasil ou existe também em Portugal? Tem alguma relação com o verbo dar?
Agradecia que me indicassem se o diminutivo do nome Conceição se escreve São ou Ção. Se possível, além da resposta, gostava de ter a explicação gramatical da mesma.
Muito obrigado e parabéns pelo vosso excelente "site".
A palavra estereotipo/estereótipo é paroxítona ou proparoxítona?
Agradecia os vossos comentários.
A declinação, de que fazem uso algumas línguas modernas como o alemão e o russo, representa uma influência do latim nessas línguas?
Gostaria de saber se a palavra quantitativo está empregada corretamente na seguinte situação:
"O Governo está negociando com a empresa Brasfarma a aquisição de um quantitativo de medicamentos a serem distribuídos na rede pública de hospitais."
"Se o Governo comprar um quantitativo (de medicamentos) maior, a Brasfarma concederá um desconto de 10%."
Tenho feito algumas pesquisas etimológicas sobre a palavra medicina e muito pouco tenho encontrado a respeito de sua origem. Para tanto, contei com o Dicionário Etimológico Nova Fronteira que limita-se a algumas poucas variações históricas sofridas. Gostaria de saber de onde provém esta palavra, com o que ela está ligada. Por que esta pronúncia. Se puderem me ajudar ou indicar um dicionário que seja distribuído no Brasil, agradeço.
Perante a pergunta: Quem tirou o livro?
Qual a resposta correcta: "O Luís tirou o livro" ou "Foi o Luís que tirou o livro" ou "Quem tirou o livro foi o Luís"?
Deve dizer-se "vou lá abaixo" ou "vou lá a baixo"?
Sou Julyana, tenho 11 anos, e estou pesquisando palavras terminadas em as, es, is, os ou us. exemplo: ônibus.
Quanto mais, melhor será o meu trabalho.
Adorei esta página e vou divulgá-la em minha escola.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações