Observe-se o trecho abaixo, tirado de uma coluna de jornal:
" Não dá mais para agüentar. É demais. Quase todos os dias se lê no jornal, se ouve no rádio e na televisão que a maior causa de mortes de jovens no Brasil são os acidentes de trânsito. Por trás dessa pseudoverdade se esconde uma armadilha: é evidente que a causa mais freqüente de mortes de jovens «sejam» os acidentes de trânsito, os jovens são muito mais fortes e saudáveis do que os velhos, dificilmente os jovens morrem por doença, ora bolas!"
Tudo isso para que me digam então se está correto o emprego daquele «sejam» na frase " é evidente que a causa mais freqüente de mortes de jovens «sejam» os acidentes de trânsito".
Parece-me que esse verbo "ser" deveria ter sido conjugado no presente do "indicativo" em vez do subjuntivo; expressa a frase não uma dúvida, mas uma "certeza" com a expressão "é evidente" colocada logo de início.
Muito obrigado.
Gostaria de saber se a palavra aliás se acentua no primeiro a. É que há pessoas que pronunciam "áliás", e não sei se é correcto!
Obrigada.
Gostaria de saber o que significa Parataxe e Hipotaxe.
Sei que os advérbios de modo formados com o sufixo '-mente' não são acentuados graficamente. A minha questão está relacionada com a acentuação dos advérbios que derivam de adjectivos proparoxítonos e que se encontram coordenados. O primeiro elemento coordenado deve ou não ser acentuado graficamente?
Ex.:
(1) O assunto foi tratado histórica e politicamente.
ou
(2) O assunto foi tratado historica e politicamente.
Obrigada pela atenção.
Porque é que não encontro o verbo "despoletar", tão em moda nos círculos políticos e jornalísticos, em nenhum dicionário (pelo menos os mais vulgarizados)?
O verbo "espoletar" esse sim, encontro facilmente!
Interessa-me saber a quantidade de palavras portuguesas de origem árabe e, se possível, as espanholas, para dirimir qual das duas línguas preserva maior influência árabe em seus vernáculos.
Eu moro nos Estados Unidos há 1 ano e meio, e há 1 ano eu estou dando aulas de português para um canadense. Eu não sei tanto português assim, mas ele está aprendendo, e um problema que eu estou tendo é com as pronúncias de vogais, por que até agora eu não sei se existe uma regra para um som aberto e um som fechado, por exemplo: castelo, a letra "e" é pronunciada como se tivesse um acento agudo, e endereço, as três letras "e" são pronunciadas como se tivessem um acento circunflexo. Eu gostaria de saber se existe regra para isto, se vocês tiverem algum livro que fale do assunto, me dêem o nome.
Um abraço.
Quais as línguas românicas vivas (faladas) atualmente?
O Código Civil português define no seu capítulo IV, secção I, o enquadramento jurídico da cessão de créditos no nosso país. No entanto, o diploma que regulamenta a actividade de "factoring" como sendo uma cessão de créditos (DL n.º 171/95 de 18 Julho), refere-se-lhe como sendo uma «cessão financeira» ou «actividade de factoring» e utilizando aleatoreamente as expressões «cessionário» ou «factor». Paralelamente, toda a regulamentação do Banco de Portugal instituiu claramente a palavra factoring e esta é também a expressão usada pelos profissionais do factoring. Será correcta a utilização da palavra «factoring» ou deveria usar-se a expressão «cessão financeira»?
Se piscina vem do lat. e significa "viveiro de peixes", então porque é que os peixes se colocam no aquário?
Não deveria ser ao contrário, peixes para as piscinas, pessoas para os aquários?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações