O que é referencial textual e referencial situacional?
Dado não existir em português o grupo "tch", não se escreve "Tchetchénia" nem "Tchekov", mas "Chechénia" e "Chekov", se não me engano.
Pela mesma lógica, qual é a grafia correcta para a mosca "tsé-tsé"?
Será "sé-sé"? "sessé"? "tessé-tessé"?
Gostaria de saber qual o plural da palavra latino-americano e o porquê.
Grato pela colaboração.
A expressão "savoir faire" (ou será "savoir-faire"?), que se ouve frequentemente no nosso mundo desportivo, sem grandes resultados à vista, é ou não um estrangeirismo? Agradeço uma resposta em breve.
Sua explicação sobre a palavra "lapalissada" fez-me pensar que temos, em bom português, um termo equivalente: "acacianismo", de "acaciano".
Pela definição, dada pelo Michaelis, percebo que até as origens históricas dos dois termos têm algo em comum.
Que pensa Ciberdúvidas?
Obrigado.
Pretendia saber onde se pode frequentar cursos de dicção de Português na cidade do Porto.
Trabalho com o ensino fundamental e, ao revisar o jornal da Escola onde trabalho, vi-me diante da seguinte questão: deve-se acentuar ou não a palavra "Laírton"/"Lairton"? Em casos como esse, prepondera a regra dos hiatos ou a das paroxítonas terminadas em "n"?
Agradeço desde já a atenção dispensada.
Sou professor universitário, e freqüentemene me encontro envolvido em orientar ou opinar sobre textos de pós-graduandos. Não sei se esta dúvida se aplica a Portugal, mas aqui no Brasil, quando os trabalhos são realizados em campo, muitas vezes escreve-se sobre a "coleta" de dados. Há os que corrijem para "colheita" de dados, argumentando que "coleta" é de lixo ou de impostos. Outros discordam, pois acham que colheita é para vegetais.
Qual a forma mais indicada?
Quando se pretende reduzir um determinado objecto, está correcto falar-se em miniaturização, ou esta palavra não existe?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações