Preciso de mais informações sobre esse assunto; já pesquisei em algumas gramáticas e não consegui encontrar um autor mais detalhado. Parece mesmo que é um assunto pouco falado pelos autores.
Faço parte do corpo redactorial de um jornal de escola e pretendo saber como se escreve nas mais variadas línguas e alfabetos a palavra "juventude", dado que é o tema do jornal, neste 6.º número.
Já agora, o nosso jornal chama-se "Leituras" e é um projecto da Escola Profissional CIOR de V. N. de Famalicão.
Qual a diferença de significado entre "restringir a" e "restringir à"?
Onde colocar vírgulas na frase abaixo?
"A princesa era nada mais nada menos que sua idealização de mulher perfeita."
Obrigado.
Estamos organizando um léxico. Algumas cidades em outros países têm nomes que em português significam alguma coisa. Exemplo: Praga significa, na língua local, limiar, soleira. Estamos procurando o significado na língua vernacular das seguintes cidades:
Tirana, capital da Albânia, Pristina na Sérvia e Budapeste na Hungria (Buda- Pest).
Poderiam nos ajudar?
Obrigado pela sua resposta, essa sim objetiva e conclusiva, sobre casa / casal / casamento (24/mar).
Pergunto hoje quais são as semelhanças e diferenças, etimologicamente, a ressaltar sobre os termos a seguir: para-bólico, hiper-bólico, sim-bólico, ana-bólico, cata-bólico, meta-bólico, e talvez outros da mesma família quanto ao sufixo.
Para que não haja uma meia resposta, duplico a pergunta de outra forma: (1) que quer dizer a primeira parte de tais palavras (o que chamo aqui de prefixo: para, meta, hiper, ...); (2) que quer dizer a segunda parte (o que aqui chamo de sufixo, bole ou bólico para todas); e enfim (3) que quer dizer o conjunto, o sentido real, histórico e atual, de cada termo.
Coopero colocando perguntas claras e estruturadas. Desculpem-me se de "tom pouco amável", mas têm o mérito de serem eficazes. Pretendo assim provocar as respostas de que necessito: de forma e conteúdo equivalentes, ou seja, claras, diretas, estruturadas, e assim eficazes.
Obrigado.
Qual a classe gramatical de tal, qual e tal qual na frase: A moça é tal qual a irmã?
Essa foi uma dúvida que surgiu numa turma de pré-vestibular e nós não conseguimos chegar a uma conclusão.
Gostaria de uma explanação detalhada sobre as vírgulas nas orações adjetivas/adjectivas explicativas. Será um tipo de aposto e por isso a vírgula? Ou seria uma digressão e por isso uma oração quase independente?
Obrigado.
O que é um substantivo derivado?
E o substantivo primitivo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações