DÚVIDAS

«Rectius»
Lembro-me de um autor brasileiro (jurista) que utilizava "rectius" quando, em uma citação, queria corrigir algo que no texto citado não lhe parecesse certo. Não é o equivalente a "sic", obviamente. Entretanto, procurei em dicionários e nada encontrei a respeito. Embora seja expressão latina, ouso encaminhar a dúvida, na esperança de que possa obter uma informação segura: o que significa "rectius" e como usar corretamente em citações?
As origens do Português e outras questões
   Sou um interessado pelas origens da língua portuguesa.   Agradeço a atenção dispensada para o esclarecimento de dúvidas de um pesquisador amador.   1. Qual a importância do estudo histórico do desenvolvimento do Império Romano para a compreensão de características existentes hoje na nossa língua?   2. Quais as diferenças entre os conceitos influências de substrato, influências de superstrato e influências de adstrato? O que há de político e o que há de lingüístico em cada um deles?   3. Quais os critérios para a divisão da România em três grandes blocos, Ocidental, Oriental e Intermediária?   4. O que entende-se por unidade e variabilidade na modalidade vulgar do latim?   5. Em que consiste o termo România?   6. Qual o conceito de Latim Cristão? Qual a relação existente entre os conceitos "unidade" e "variabilidade", quando postos diante do conceito de influência de substrato?   7. Quais os efeitos positivos e negativos do processo de romanização?   8. Quais os procedimentos dos métodos de trabalho (método histórico-comparativo, estudo das fontes escritas do latim vulgar, estudo comparado das línguas românicas e dialetologia) empregados desde o final do século passado na tentativa de estabelecer a familiaridade entre o latim e as línguas românicas?   9. Considerando ambas as possibilidades de realização da comunicação em língua latina (fala e escrita), qual foi o responsável pelos fatores de dialetação e qual foi o responsável pelos fatores de manutenção ou coesão do latim durante a sua existência?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa