Palavras de origem indígena e seu significado.
Palavras de origens africanas, antroponismos, toponismos na fauna, na flora, na alimentação, na crença e nos utensílios.
A pergunta surge por ter visto a segunda grafia num programa brasileiro na Net. Qual a legitimidade de lançarmos palavras novas? Por que não dizer turquiano em vez de turco?
Sou estudante do curso de Letras na UEMS, unidade de Nova Andradina/MS, e preciso fazer um trabalho sobre os países em que se fala a língua portuguesa; gostaria que, se pudessem, me enviassem esse material, ou onde posso encontrá-lo.
Obrigada.
Qual o significado de handicap?
Vantagem ou desvantagem?
Qual consideram ser a forma mais correcta para designar a moeda finlandesa?
Obrigada.
Vejo em uma de suas respostas o emprego do verbo "contemplar" numa acepção que me soa bastante estranha: "tantos já são os casos por contemplar".
A meu ver, este verbo tem duas acepções:
- admirar; ou
- premiar.
Em que sentido foi empregado na frase transcrita?
Agradeço que façam o favor de me dizer o seguinte:
Nas palavras con um "c" antes de outra consoante, como directa, técnica, etc. como poderemos dividi-las:
São poucas as gramáticas e/ou manuais que fazem referência ao sufixo verbal -ejar, referenciando-se, eventualmente, que combina os traço "frequentativo" e "durativo". Que mais poderíamos dizer a respeito do mesmo (tipo de bases, valores semânticos, etc.)?
Grato pela vossa resposta.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações