Leitura e linguagem - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Leitura e linguagem

Gostaria de saber o conceito de leitura, em que consiste, e como relacioná-la com linguagem.

Encontro-me cursando o primeiro ano de direito e acesso este em casa, sempre que tenho alguma dúvida na cadeira de Língua e Comunicação.

Eliza Brito Brasil 2K

Sendo a leitura a arte de identificar as letras e de reuni-las para compreender os laços entre o que se escreve e o que se diz, está automaticamente relacionada com a linguagem.

A emissão em voz alta dum texto escrito, por outro lado, isto é a passagem do código escrito ao oral, supõe o conhecimento das leis que regem esta transposição.

Em terceiro lugar, consiste na acção de percorrer com a vista o que está escrito para tomar conhecimento do conteúdo.

Estas três definições correntes interessam também evidentemente ao ensino duma língua estrangeira, embora primacialmente, no que respeita ao ensino da língua materna, a aprendizagem da leitura constitua, com a da escrita, o fundamento de toda a escolaridade.

A leitura relaciona-se ainda com o prazer, com a cultura e com a arte de viver, contribuindo igualmente para o prestígio do livro.

F. V. Peixoto da Fonseca