Plural de "forum" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Plural de "forum"

Não será mais correcto o plural em latim?

AMS Sócio da SLP Portugal 17K

Na nossa língua há fórum (do latim forum) e o seu aportuguesamento foro, no sentido de praça pública na Roma antiga, forma esta preferida por Rebelo Gonçalves, talvez por ser mais fácil de lhe fazer o plural (foros). Com efeito, como em latim forum é do género neutro, o seu plural só pode ser fora. Um plural da adaptação portuguesa, por outro lado, só é possível em -uns, como em álbum, álbuns, o que, para um latinista, parecerá demasiado…

Em última análise, julgo preferível seguir a opinião de R. Gonçalves, renunciando, portanto, quer a fóruns, quer ao latim fora (que até em português é normalmente algo de diferente!).

F. V. Peixoto da Fonseca