Qual a função sintática do termo "duas horas" na oração "São duas horas", já que não se tem sujeito, portanto não se pode falar em predicativo do sujeito? E como se classifica o predicado desta oração?
Tenho mestrado em língua portuguesa; minha linha de pesquisa é variação lingüística, passo horas neste 'site' e não me canso.
Sinto-me obrigado a responder a pergunta feita por consulente brasileiro Fernando Colletti Morgado sobre o uso do artigo com o topônimo Recife. Os recifences dizem no Recife. Os outros brasileiros dizem em Recife. É interessante reparar que a maioria dos recifenses pronuncia(m) Recife como [ricífi] e não como [rêcífi]. Caso estejam interessados em conhecer as frases e os vocábulos típicos de Pernambuco, não percam o 'Minidicionário de pernambuquês' escrito pelo olindense Bertrando Bernardino.
Obrigado.
Eu gostaria de saber se existe a palavra melosqüência e em caso da resposta ser positiva, qual é o seu significado?
O predicativo do sujeito é um complemento verbal? Observando algumas perguntas anteriores, olhei uma questão de uma mulher que perguntava a classificação sintática da expressão: falei de você / falei para você em que as expressões a cheio foram classificadas como complementos verbais. Não seriam adjuntos adverbiais?
Qual pronome demonstrativo deve ser usado na frase abaixo?
"A fundação fará publicar, no prazo de quinze dias contados do recebimento das impugnações previstas no parágrafo anterior, o resultado do julgamento (destas, dessas ou daquelas)."
Sob o rótulo "Pergunta repetida", Ciberdúvidas divulgou, no dia 17/11, uma pergunta sobre as diferenças entre "Porque", "por que", "porquê" e "por quê". O consulente foi remetido a um certo número de consultas anteriores. Fiquei desapontado ao não encontrar, entre estas últimas, um comentário meu, que Ciberdúvidas teve a gentileza de publicar em 15/09/98. Dizia, entre outras coisas, o seguinte:
"Gostaria de lembrar que, no português do Brasil, diferentemente do que ocorre em Portugal, a palavra 'porquê' não é, em qualquer circunstância, um advérbio. É, sempre, um substantivo, que admite plural (porquês) e pode ser antecedido por um artigo (o porquê, os porquês). Seu uso é absolutamente restrito a frases como estas: 'Não entendi o porquê da sua pergunta', 'Deixou de lado as conjecturas para se concentrar nos porquês'. Quanto ao 'por quê', trata-se de uma forma obrigatória sempre que uma frase interrogativa termina com aquele pronome. Em virtude disso, [os brasileiros, sujeitos] às exigências de rigor que lhe são impostas neste lado do Atlântico, [devem ser orientados] a grafar: 'Você não foi à escola. Por quê?' [...] . Estando em Portugal, prestando exames acadêmicos, [deverão], para não obter notas baixas, prestar obediência ao padrão local (igualmente respeitável): 'Você não foi à escola. Porquê?'"
Lembro que o professor José Neves Henrique endossou implicitamente estes esclarecimentos, ao agradecer as "informações que me deu este prezado consulente."
Achei importante voltar a este tema, uma vez que Ciberdúvidas, segundo observo, tem um grande público brasileiro, disposto a compreender regras vigentes não apenas em Portugal como também no Brasil.
Obrigado.
José de Almeida Padilha
Brasil
Vi alguns respostas no Ciberdúvidas em relação ao uso dos porquês. Gostaria, entretanto, que vocês esclarecessem que há diferenças entre os usos em Portugal e no Brasil, e quais são elas. Obrigada!
Altura e altitude podem referir-se ambas à elevação de uma serra?
Muito obrigada.
Gostaria de ser informado sobre qual dos dois modos de escrita é o correcto: cabine ou cabina? Na minha opinião será cabina (ex. cabina telefónica), no entanto como me tenho deparado com alguns anúncios publicitários referindo cabine telefónica, gostaria de saber se será possível utilizar os dois termos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações