Vamos lá ver se consigo esclarecê-lo com a minha resposta:
Há, tradicionalmente, duas formas de designar as décadas: ou pela sua ordem (ex.: da 1ª à 100ª), ou pela primeira palavra do conjunto que a caracteriza (ex.: década vinte: de 20 a 29).
Designando-as pela sua ordem e começando-se `concretamente´ a numeração na unidade, a primeira década (ou década 1) será de 1 a 10, a segunda (ou década 2) de 11 a 20, a terceira (ou década 3) de 21 a 30, etc.).
Se as queremos designar pela primeira palavra que as caracteriza, não há problema a partir da década de vinte, inclusive. Mas surgem efectivamente dúvidas nas duas primeiras décadas. Ora penso que, de facto/fato, se podem defender: década de zero e década de dez; pois, se considerarmos as décadas representadas por algarismos, podemos escrever: 00, 01, 02, ….. 09 para a década de zero; e 10, 11 (10+1), 12 (10+2) ….. 19 (10 + 9) para a década de dez.
No entanto, com o tempo, aprendi que a transmissão exacta da ideia (fora das polissemias da arte) é mais importante do que a lógica (as ambiguidades que dificultem a clareza da expressão são também vícios de linguagem). É preciso sentir a língua naquilo que ela possa querer dizer aos receptores da nossa ideia.
Ora, referindo-me, por exemplo, a anos, se rigorosamente quiser relacionar as primeiras décadas com outras designadas pela primeira palavra e se estiver a dirigir-me a interlocutores indiscriminados (eventualmente alguns sem capacidade de conceber a abstracção de um zero à esquerda, que aparentemente não serve para nada), eu acho que não devo dizer década de zero, pois posso não ser entendido; enquanto se dizer década até nove não deixo confusões possíveis.
Da mesma maneira, década de dez pode não ser bem entendida, pois a palavra dez não está explícita em onze, doze, treze, catorze, quinze; e, assim, nas mesmas condições de rigor, acho preferível dizer-se, por exemplo, década de dez a dezanove.
Claro, numa comunidade culta, onde todos se entendam bem na comunicação, nada impede que se diga década de zero (no pressuposto que nos referimos de 0 a 9) e década de dez (idem de 10 a 19).
Ao seu dispor.