Li certa vez que a pronúncia do Português no Brasil é quase idêntica à pronúncia portuguesa, quando Pedro Álvares Cabral aqui desembarcou há mais de 500 anos. Isto procede de fato? Por que a atual disparidade fonética entre portugueses e brasileiros?
O que é uma bedeteca? Este neologismo é aceite na língua portuguesa?
Exemplo:
A Bedeteca de Lisboa, propriedade da Câmara Municipal de Lisboa.
Gostaria de saber a etimologia desta palavra: panapaná.
Obrigada.
Gostaria de ler algum comentário no Ciberdúvidas sobre esta moda recentíssima e tão divulgada de empregar aceder com o sentido de «ter acesso» (influência do inglês?) e de acessibilidade em vez de acesso (linguagem burocrático-política a empregar uma palavra mais longa para designar uma coisa tão simples).
Muito obrigado pelo esclarecimento. Aproveito, na mesma área geográfica, para vos pedir a opinião sobre a grafia correcta dos seguintes países:
Uzebequistão ou Usbequistão ou outra?
Tajiquistão ou Tadjiquistão?
Turcomenistão ou Turquemenistão?
E os respectivos habitantes, como se deverão designar? Uzebeques ou uzebequistaneses (à semelhança de "paquistaneses"), etc.
Obrigado mais uma vez.
As "merjonas" são armadilhas arredondadas fabricadas no Algarve e utilizadas na pesca do polvo. São uma espécie de alcatruzes em versão mais moderna. A minha dúvida prende-se com a grafia da palavra: merjona, murejona, merejona ou qualquer outra? Não encontro qualquer das hipóteses em nenhum dicionário.
Gostaria de saber o significado da vocáculo Albernaz, bem como sua origem.
Nasci em Lisboa onde sempre ouvi dizer que se "toma banho". Mudei-me recentemente para o Norte de Portugal onde utilizam a expressão "dar banho" para o mesmo efeito.
Gostaria de saber qual das duas expressões é correcta.
Obrigada.
Solicito que seja descrito o significado de cenecista. Há várias escolas cenecistas no local onde moro hoje ( Maceió/AL ) e não vi menção ao verbete no Aurélio.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações