Utensilagem – Conjunto de instrumentos de trabalho, de objectos de uso manual e frequente, de apetrechos, de utensílios.
Micrólitos – É a designação comum que se dá a cristais microscópicos aciculares ou em forma de bastão, que ocorrem frequentemente nas rochas magmáticas efusivas.
Natufense – A “Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura” menciona. É uma palavra que pertence ao vocabulário da pré-história. Transcrevo o que me parece que mais interessa para se ficar a saber o que significa:
«Cultura mesolítica identificada por Doroty Garrot na caverna de Shuqbah, perto do local próximo de Madi en-Natuf (Palestina). O natufense é característico da faixa costeira do Mediterrâneo Oriental, que vai do delta do Nilo à Anatólia, onde floresceu de meados do X milénio até ao aparecimento do Neolítico acerâmico, em princípios do VII milénio, antes da nossa era.»
Protoneolíticos – Não encontrei esta palavra nos livros consultados. É natural que venha na “Enciclopédia Portuguesa e Brasileira”.
Não é difícil saber o que significa. É palavra formada do prefixo proto-, de origem grega, com o sentido de primeiro, anterior. Temos, assim, a palavra proto-história, que é a fase de transição da história da humanidade compreendida entre a pré-história e a história propriamente dita. É, pois, aquele período anterior à história.
Como sabemos, o Neolítico é aquele período pré-histórico caracterizado pelo aparecimento dos primeiros instrumentos de pedra polida, da cerâmica, da agricultura e da domesticação de animais.
O Protoneolítico é, pois, aquele período imediatamente anterior ao Neolítico.