Taciturnidade - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Taciturnidade

Agradeceria muito reconhecido que me fosse indicado o substantivo – de uso pouco frequente – correspondente ao adjectivo "tácito". Será que se pode substantivar o conceito utilizando os termos "tacitude" ou "tacticidade"?

Nos manuais mais autorizados de Direito, os autores referem-se sempre ao carácter tácito (v. g. de uma declaração) e nunca ao substantivo.

Ravi Afonso Pereira 2K

O substantivo correspondente é taciturnidade, que está registado no Vocabulário da Língua Portuguesa de F. Rebelo Gonçalves, bem como, p. ex., no Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora. O seu étimo é o latim taciturnitate-, de que provém por via erudita.

F. V. Peixoto da Fonseca