DÚVIDAS

Dúvidas recentes

“Ou se tem chuva, ou se tem sol”
Sou professora e estou em dúvida quanto à correta análise sintática do verso de Cecília Meireles: "Ou se tem chuva, ou se tem sol". Minha dúvida é a seguinte: o sujeito aí é indeterminado ou paciente (chuva e sol, respectivamente)? O verbo ter é transitivo direto, mas ele tem voz passiva? No plural, usaríamos, por exemplo, não se têm notícias dele ou não se tem notícias dele? Muito obrigada.
Eu vi-a / peguei-o
Eu gostaria de perguntar o seguinte: quando os complementos do verbo executam ação, eles podem assumir a forma de pronomes oblíquos? Exemplo: "Eu vi-a sair". O pronome "a" pode executar ação? O certo poderia ser: "Eu vi ela sair"? Qual das opções abaixo seria a correta? "Ele é um ladrão. Peguei-o roubando" ou "Ele é um ladrão. Peguei ele roubando"? Essa é uma dúvida antiga e, apesar de parecer boba, é uma dúvida. Muito obrigado pela atenção. Mande-me resposta se não entendeu a dúvida, que esclarecê-la-ei.
Dúvidas (classificação de orações)
Classifique o período destacado em: Oração substantiva subjetiva, oração subordinada substantiva objetiva direta e em oração principal: a) Meu pai dizia que os amigos são para as ocasiões. b) É uma honra que ele adote nossa sugestão. c) Ninguém soube que ela era violinista. d) É possível que os feirantes concordem com os fiscais. e) Disseram-me que você é uma pessoa digna. f) O criado anunciou que o jantar estava servido. Obs.: me ajudem pois entrei em controvérsia com um amigo e gostaria de ver qual está certo, obrigado!!
Sessão
Minha empresa está elaborando uma pesquisa interna para avaliar as opiniões dos funcionários sobre uma apresentação realizada pela diretoria a todos os gerentes. Durante o estágio de revisão das questões da pesquisa surgiu uma dúvida. Algumas questões faziam referência à apresentação da seguinte forma: "Em sua opinião, a seção/sessão denominada "Estratégia", apresentada por Sr. X, que explicou como a empresa, etc., etc., etc." No processo de revisão, algumas pessoas argumentavam que sessão seria a grafia correta, uma vez que designaria uma parcela de tempo na qual um grupo de pessoas esteve reunida assistindo a um assunto específico. Outro grupo argumentava que seção seria a palavra correta, uma vez que fazia-se menção a uma parte/segmento da apresentação que foi feita. Qual seria a grafia correta nesse caso? Existem argumentos satisfatórios para justificar ambas as grafias? Confesso que quando chequei o dicionário Aurélio para esclarecer minha dúvida fiquei ainda mais confuso. Muito obrigado pelo auxílio.
Locupletar-se
A frase com que me defronto é a seguinte: "Infelizmente, alguns políticos sem escrúpulos estão a aproveitar-se da situação para se locupletarem a curto prazo" (trata-se de tradução do inglês). Pergunta: tanto o Dicionário da Academia como o Dicionário de Cândido de Figueiredo, por exemplo, não contêm o verbo na sua forma reflexa, o que acho estranho (nem dão exemplos). Ora, conhecendo eu perfeitamente aquela forma e achando que "para se locupletarem..." está correcto, vinha perguntar a vossa opinião sobre a construção da frase e, também, sobre se acham que o verbo tem sempre sentido pejorativo, se é sempre utilizado em sentido crítico.
Nomes de jornais e de clubes desportivos
Sou director do jornal Tinta Fresca e tenho-me debatido com a dúvida sobre qual o artigo definido a utilizar antes do nome do jornal. "A Tinta Fresca" não soa bem porque jornal é masculino. "O Tinta Fresca" parece também estar errado porque tinta é feminino. Já agora, qual o artigo definido correcto para o clube "União de Leiria"? Na imprensa desportiva é habitual aparecer escrito nas duas formas.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa