Face à questão levantada pelo consulente Fabiano, no dia 20 de Novembro de 2001, relativamente à função expressa em "para mim", na frase «Isso é para mim.», deparo-me com uma resposta, que, desculpem-me a ignorância, me surpreende. E não estou a ser irónico. De facto, surpreende-me, todavia resolve-me uma série de problemas no que a esta matéria diz respeito.
Surpreso, porque, pela 1.ª vez, vejo grafado "complemento circunstancial de destinação" e "complemento circunstancial de restrição ou limitação". Surpreso, ainda, porque, na faculdade, classificamos tal circunstância como "objecto indirecto", segundo modelo da "Nova Gramática do Português Contemporâneo", de Celso Cunha e Lindley Cintra.
Por exemplo, na mesma gramática, na p. 146, 7.ª edição, os autores referem um exemplo que me parece pertinente e que, já agora, gostaria de ver analisado por José Neves Henriques: "Cantava para os amigos". Relativamente a esta frase, os referidos linguístas referem que "para os amigos" se trata de um objecto indirecto. Não poderia ser, de forma alguma, um complemento circunstancial de destinação?
Pedia, também, que José Neves Henriques referisse a bibliografia utilizada, pois, tenho a certeza, ajudar-me-ia em muitas outras situações, que, porventura, não estarão contempladas na gramática "supra" referida.
Mais uma vez, muito obrigado pela V. ajuda, que, sem dúvida, tem sido preciosa.
Gostaria que me informassem qual o plural de rés-do-chão.
Obrigada.
Temática frequente no pré-romantismo de Bocage.
Qual a forma verbal correcta?
Só o pai ou a mãe pode / podem assinar esse documento.
Qual é a origem da palavra assessor e porque é que se escreve com "ss" não com "c", uma vez que me parece derivar de acesso ou de aceder?
Qual é o grau em que encontra o adjectivo "inteligente", quando acompanhado do vocábulo "pouco"?
Mais uma vez, agradecidos pela V. ajuda.
Qual o plural do substantivo composto «Sumo Pontífice»?
– Sumo Pontífices?
– Sumos Pontífices?
Muito obrigado.
Gostaria de saber se é correto utilizar artigo indefinido antes de nomes próprios.
Desde já agradeço.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações