Estou realizando um trabalho de padronização de cadastros. Gostaria de saber se existe algum material que me oriente sobre as regras de abreviações: nome próprio, tipo de logradouros, tratamento, etc.
Nesta frase, primeiro verso de um soneto, está assim: "Quero ver-te fazeres um soneto". Seria "quero ver-te fazer um soneto"? Quanto à primeira opção, não seria o mesmo que "quero ver tu fazeres um soneto"?
O que está certo?
Gostava de pôr a seguinte questão:
O que devo entender por Movimento Seara Nova?
Sou uma estudante do 12.º Ano do 1.º Agrupamento (área de Ciências) e estou a estudar, na disciplina de Português, o Modernismo, Fernando Pessoa e temas relacionados. Surgiu uma questão muito curiosa colocada pela minha professora de Português acerca de um mito ou lenda relacionado com Orfeu que pelo que sei é uma divindade mitológica que está associada à poesia e à música mas, de facto, não sei ao certo qual a história a que a minha professora se referia e não consegui encontrar informação. Agradecia que me contactassem e esclarecessem a minha dúvida.
Gostaria de saber quais os pontos a que devo prestar mais atenção no caso de, num teste, me pedirem que divida um soneto de Bocage por partes, tendo de fazer o resumo de cada uma!
Dúvida a respeito da grafia de numeral – ordinal dos seguintes exemplos:
6523.º -
85286.º -
Em primeiro lugar, cumprimento o Sr. Prof. F. V. P. da Fonseca e sua equipe pelo excelente trabalho. Além de ter esclarecido muitas dúvidas, fico muito feliz de ter contato (contacto, aqui também temos esta variante) com o Português de minha querida avó.
Quanto à palavra "termologia", o consulente está certo, pois ela designa o ramo da Física que trata do calor (ou da variação de calor). O nosso Aurélio traz o verbete.
Quanto à prosódia de "termostato", no Brasil é desse modo que escrevi (paroxítona). Apesar de ser de origem erudita, adaptou-se à tendência da nossa língua.
Abraço.
Apesar de já ter lido as respostas para plural de nomes compostos ainda tenho dúvida em detalhe quanto a cores compostas. No caso de "camisas verde-claras" a regra que li se aplica bem pois "claras" é um adjetivo. Mas se tivermos por exemplo "camisa azul-turqueza" ou "camisa vinho"? Então seriam "camisas azul-turquesas" e "camisas vinhos"? Acredito que não. Acredito que sejam "camisas azul-turquesa" e "camisas vinho", correto?
Obrigado.
O verbo limpar também tem 2 formas de particípio passado? Em caso afirmativo deve-se dizer "está limpo" e "tinha limpado" ou não?
Os meus agradecimentos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações