A barra (/) nas actas
Sou professor de Português e há já algum tempo informaram-me que teria de registar por extenso nas actas a barra (/), por exemplo na expressão «atenção barra concentração» em vez de «atenção/concentração».
Sendo a barra um sinal auxiliar de escrita parece-me que não haverá necessidade de o fazer, contudo gostaria da vossa ajuda neste assunto e se possível na indicação de bibliografia.
Obrigado.
O narrador omnisciente
Será que existe a categoria de narrador omnipresente?
Crase – Prevenção a/à
Prevenção a fraude. Gostaría de saber se na frase acima o "a" deve ser craseado ou não. Por favor me informe qual é a regra gramatical para esse caso.
"Homebanking" / "homepage" / "scanner"
Tenho as seguintes perguntas de uma aluna que está a escrever a sua tese de licenciatura: 1) Como é que em Portugal se lida com os anglicismos? São considerados erros, são incorporados mais ou menos livremente? 2) Existem expressões portuguesas para as seguintes palavras: – homebanking – scanner – homepage? Agradeço a atenção.
A educação n'Os Maias
Gostaria de saber coisas sobre a educação no "Os Maias". Preciso disso para fazer um trabalho para português.
«Folhas Caídas», de novo
Eu queria que me indicassem alguns ‘sites’ com material sobre as "Folhas Caídas" e com a expressão romântica do amor de Almeida Garrett.
Piscina para adultos
Gostaria de saber se está correta a expressão "piscina adulta". Afirmei aos meus colegas que a forma correta é "piscina para adultos", assim como não existe a expressão "piscina infantil", mas sim "piscina para crianças". Porém, um de nossos mais respeitáveis dicionários define o adjetivo adulto como próprio de pessoa adulta, o que, me parece, abona a expressão em dúvida. Errada ou certa, ela me causa enorme estranheza. Que acham os senhores?
A Língua Portuguesa e os termos africanos
Gostaria de saber se é ou não intenção das autoridades linguísticas de Portugal de integrar riquíssimos termos usados em alguns países africanos da expressão portuguesa.
Vós sois
Estive a consultar várias gramáticas e métodos actuais para o ensino do português e já não aparecem as formas verbais da 2.ª pessoa do plural (vós). Sou professor e näo sei o que dizer aos alunos uma vez que eu também não as tinha estudado nunca. Tenho de empregar esta forma de tratamento? Muito obrigado.
Metáforas, pleonasmos e pleonasmos viciosos
Eu classifico frases como «Entrar para dentro», «Sair para fora», «Subir para cima» ou «Descer para baixo» metáforas viciosas. Estou correta?
