Gostava que me dissessem como se chama um natural de Tóquio.
Agradecia também que me indicassem a obra onde posso ver este tipo de dúvidas esclarecidas.
Obrigado.
Antes de mais nada, os parabéns pelo vosso serviço, a todos nós e à língua portuguesa.
Envio-vos esta mensagem para vos colocar uma questão:
A palavra "perro" pode ter em português o significado de cão?
A palavra amarão (verbo amar) pode considerar-se palavra derivada por sufixação?
Em Portugal, existe a Sociedade Anti-Alcoólica Portuguesa, cuja sigla, segundo é afirmado pelos mesmos, é esta: SAAP. Esta sigla está correcta?
Anti-alcoólica é uma palavra justaposta correcta, ou deverá ser escrita de maneira aglutinada (antialcoólica)? Sendo assim, a sigla correcta deverá ser SAAP, SA-AP, ou apenas SAP? Pode-se manter o hífen e a primeira letra das partículas constituintes de uma palavra justaposta, na composição de uma sigla, ou apenas a primeira letra da palavra justaposta?
Quanto mais consultas faço, mais dúvidas tenho relativamente à classificação de palavras compostas por justaposição e por aglutinação.
Assim, se as palavras compostas por aglutinação perdem a integridade silábica e se subordinam a um só acento, enquanto que, nas justapostas, os elementos mantêm a sua integridade, como classificar palavras como "clarabóia", "passatempo", "malmequer" e "madrepérola", por exemplo?
Será apenas pelo facto de não serem grafadas com hífen que são consideradas aglutinadas?
Antecipadamente grata.
Preciso saber a relação entre figura de linguagem e ambigüidade. Por favor me ajude, isso é muito importante.
Desde já agradeço.
Podem-se utilizar as palavras alcançamento e conflituam?
No jargão jornalístico (da rádio) usamos várias palavras adaptadas. Uma notícia é uma "peça". Com aspas ou sem? A notícia tem "corpo" ou corpo?
E está no "ar" ou no ar?
Falem-me, por favor, das palavras que devem ser vestidas com aspas.
Gostaria de saber se podemos dizer: Algures nos meus "eus" existem dois seres diferentes.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações