Gostaria de saber se a palavra norma, utilizada recorrentemente, resulta da abreviação de normativa, fenómeno idêntico ao que acontece na palavra pneu, abreviação de pneumático.
Gostaria de saber como se pronuncia a palavra “anelo”, visto que já ouvi algumas pessoas dizerem ‘anélo’ (com acento no a).
Qual seria a correta adequação para a palavra aperitivo? Deve ser usada quando nos referimos a bebidinha ou a comidinha?
Encontro-me a estudar algumas políticas comunitárias e encontrei o termo "forfetário" que, segundo o contexto em que se insere, me parece ligado ao modo como as ajudas comunitárias são pagas...
No entanto não encontro o seu significado em nenhum dos dicionários mais comuns da língua portuguesa.
Agradeço desde já a vossa ajuda na sua procura e aproveito a ocasião para felicitá-los pelo excelente contributo que dão com este ‘site’.
Precisava de saber como ocorre a formação da palavra maldoso.
Muito obrigado.
Os meus parabéns. Mesmo para um reformado, a quem a Língua Portuguesa sempre interessou, o Ciberdúvidas é de enorme interesse.
Num livro de Matemática de uma Faculdade de Lisboa, aparece a expressão "recta construível". Procurei em vários dicionários e... não encontrei nada. O termo "construível" está correcto? Se não está, que termo se deve usar?
Muito obrigado.
O que significa «grei» na divisa da Guarda Nacional Republicana «Pela Lei e Pela Grei»?
Como traduzir para português "toothing stone"? Está correcta a expressão "pedra de espera"?
Mais uma vez, muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações