Uma vez, um professor me disse que o som do segundo "s" da palavra "subsídio" tinha o som de "ç" porque "não era um s entre duas vogais para ter o som de z". Bom, o "s" das palavras "obséquio", "transação" e "trânsito" também não está entre duas vogais e tem o som de "z" (pelo menos no Brasil). Enfim, qual é o som do segundo "s" de "subsídio"? (No Brasil, é comum ouvir a pronúncia /subzídio/)
Diz-se doador de sangue ou dador de sangue?
Há uns tempos decorreu a Conferência em Madrid para angariar fundos para a reconstrução do Iraque e surgiu a dúvida: Conferência dos Doadores ou dos Dadores?
Existe alguma palavra portuguesa para o vulgar sistema de aquecimento nos automóveis a que é habitual chamar chauffage?
Há uma espécie de felino, cujo nome é chita ou xita. Como podeis ver, tenho dúvida sobre a correta grafia do vocábulo que designa esse tipo de animal. Não sei se o fonema x inicial é grafado com o dígrafo ch ou com a letra x mesmo. Podeis vós esclarecer-me?
Gostaria de saber se a grafia que por vós ser-me-á apontada como correta é adotada tanto no Brasil como em Portugal. Digo isso porque há palavras do nosso idioma que têm uma grafia aqui na América do Sul e outra aí na Europa.
Também ficar-vos-ia grato se me informásseis da etimologia do vocábulo em epígrafe e se o mesmo deveras é sinônimo de guepardo.
Parabéns a vós todos do Ciberdúvidas pelo espetáculo de conhecimento, cultura, competência e capacidade, que vindes mantendo em cartaz, a cada dia, na Internet.
Muitíssimo obrigado.
Qual é a forma correta: «O rapaz foi de pé para casa» ou «O rapaz foi a pé para casa»?
O substantivo esmero deve ser pronunciado como "êsméro", "êsmêro" ou "ésméro"? Suspeito que a primeira pronúncia seja a correta, porém, tenho dúvida, dúvida que me persegue já faz um bom tempo.
Quanto ao verbo esmerar, creio que os seus dois fonemas devem ter timbre fechado. Equivoco-me?
Também gostaria de ser esclarecido se as duas palavras em apreço são pronunciadas de forma diferente pelos brasileiros e pelos portugueses.
Aproveito o ensejo para desejar um feliz Natal e um próspero ano novo para toda a valorosa, sábia e prestativa equipa do nosso estimado Ciberdúvidas. Neste ano, vocês brilharam mais do que o Sol, façam o mesmo no ano porvindouro de 2.004.
Um abraço do Amigo e admirador,
Há pouco tempo lia «maoista» e «maoismo». Ultimamente leio «maoísta» e «maoísmo». Apesar de pensar que as últimas formulações são as mais correctas, gostaria de obter o vosso comentário.
Cordialmente.
A minha dúvida é relativa à pronúncia da palavra fofinho ou fofinha. Tendo vivido e estudado em Coimbra sempre ouvi e disse /fôfinha/, mas os meus colegas do Porto dizem sempre /fufinha/ com muita certeza! Qual destas pronúncias está correcta?
Queria uma explicação sobre o que são variações fonéticas, morfológicas, sintáticas e morfossintáticas. E a diferença destes mesmos níveis enquanto oposição.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações