Qual é a origem de habituar?
Muito obrigado pelas vossas respostas.
Aproveito mais uma vez para vos felicitar pelo excelente trabalho que fazem no Ciberdúvidas.
Gostaria de saber qual é o recurso estilístico presente no seguinte excerto:
«Deu um longo olhar ao sombrio casarão» in Eça de Queirós, Os Maias.
Frequentemente ouço as pessoas utilizando a expressão "a grande maioria" nas conversas. Entretanto, disseram-me que esta expressão é um erro, pois se é maioria já é grande.
Gostaria de saber se realmente o uso da mesma é um erro e por quê.
Obrigada pela atenção.
A expressão «Não houve administração de medicação nos pacientes e em sua chegada à sala de operação foram monitorizados» apresenta algum erro? Tenho dúvida quanto ao emprego da expressão «em sua chegada» (tem de estar no
plural?).
Revendo uma passagem da Bíblia, tive dificuldades com o verbo ungir. Encontrei as três seguintes frases:
a) «Samuel unge secretamente rei a Davi.»
b) «Eles ungiram a Davi em rei.»
c) «Eles ungiram Davi para rei.»
O verbo ungir no sentido de sagrar, conferir poder é transitivo direto ou indireto? (Quem unge, unge alguém ou a alguma coisa?)
Aguardo ansiosa a resposta!
Obrigada.
O que são expressões idiomáticas? Para que servem e de onde surgiram?
Sensibilização e educação ambientais ou ambiental. Gostaria de saber como se deve designar um sector, grupo, departamento que promove acções de educação ambiental e de sensibilização ambiental:
Departamento de educação e sensibilização ambiental ou
Departamento de educação e sensibilização ambientais?
Muito obrigada pela vossa preciosa e securizante ajuda!
Como se diz, na leitura de números, por exemplo: 9 999 999. 9 unidades de milhão ou 9 unidades de milhões?
Será esta designação um tipo de tecido? Qual a forma correcta de dizer? Será baiela ou vaiela?
A professora da minha filha, que frequenta o 1.º ano do 1.º ciclo, comentou comigo que tinha tido dúvidas na divisão silábica da palavra 'teia'. 'eia', defendia ela, é ditongo (tritongo talvez?) e não se deveria separar. Eu teria separado, segundo os meus latos conhecimentos na matéria, intactos desde a Primária, por mais nenhum estabelecimento de ensino me ter ensinado mais nada nesse domínio e, ano após ano, do 5.º ao 9.º, me entreterem sucessivamente com as funções da linguagem... Depois veio a literatura e nada mais de gramática, cuja atenção dos programas é claramente insuficiente. Eu até tive 19 valores no 11.º ano e venho aqui pôr estas questões! Bom, a sua dúvida não tinha a ver com translineação mas com separação silábica, que são coisas diferentes; o que já aprendi (recordei?) hoje na consulta ao vosso sítio. Mas as dúvidas dobraram. Então 'ri o' separa-se, como li numa resposta vossa e 'his-tó-ria' mantém numa só sílaba 'ria'? Pareceu-me que há uma divisão tradicional e uma mais actualizada...? E 'teia', 'cheia', 'meia', 'aia', 'ia', quantas sílabas têm? Peço muita desculpa pela minha ignorância, mas não pertenço a este domínio. Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações