Podem-me dizer se o emprego de vírgula nesta frase está correcto?
«A mim, resta-me pensar».
Ou pode ser sem vírgula, e porquê?
«A mim resta-me pensar».
Gostaria de saber se se conjuga a palavra sobrestar. Ou seja, qual sua classificação gramatical? É um verbo anômalo ou não?
Como se diz correctamente (se é que se pode dizer):
«Envelopinho» ou «envelopezinho»?
Está correta a frase «Vou tomar uma ‘Smirnoff’ bem gelada»? A meu ver, a concordância deveria ser no masculino, dado que o nome ‘Smirnoff’ não é feminino. Ou estaríamos aí diante de uma concordância siléptica, porquanto se trata de vodca? Gostaria de saber também se é correto escrever-se «de baixa graduação alcoólica». Penso que o correto é: «de baixa proporção alcoólica».
Certo ou errado? Agradeço a atenção.
Gostaria de saber se existe alguma regra que determine a utilização dos adjetivos longo ou comprido, visto que para algumas coisas usamos longo e para outras comprido; no entanto, percebo que para casos menos comuns não sei determinar qual dos dois seria mais adequado, ou mesmo se ambos poderiam ser utilizados.
Muito obrigada.
Existe alguma palavra que defina as tradicionais luzes de Natal?
Obrigado.
Tem havido alguma polémica sobre a utilização da expressão «casal gay»...
Muitos defendem que deveria ser «par gay», pois são dois "iguais" (ou «par homossexual» em vez de «casal homossexual»).
Normalmente usa-se «casal» quando duas pessoas vivem numa casa em circunstâncias equivalentes à do matrimónio. Usar «par» neste caso é redutor e não reflecte a realidade emocional das duas pessoas envolvidas.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações