Hoje de manhã, ouvi na SIC Notícias uma jornalista dirigir-se ao convidado (António Sala) e perguntar-lhe se já tinha “desfolhado” os jornais. Isto está correcto? É “desfolhado” ou “folheado”?
Inequivocamente as palavras cônsul-geral e Consulado-geral grafam-se com hífen. Mas, porque insistentemente, mesmo em sítios oficiais, estas duas palavras aparecem escritas como palavras autónomas, gostaria que me esclarecessem se tenho ou não razão, para que eu possa esclarecer alguns diplomatas que apesar de avisados insistem em deixar a Língua Portuguesa ao critério de cada freguês, apesar de nos seus discursos jurarem a pés juntos que a promovem e defendem.
Títulos à esquerda, ao centro ou à direita?
Dado terem-me sugerido agora um Regulamento de uma autarquia (abastecimento de água) com todos os títulos à direita, sem qualquer justificação plausível, gostaria que me informassem se esta medida poderá captar melhor a atenção dos eventuais interessados ou tornar-se, antes, incómoda para o leitor, habituado a ver os principais títulos à esquerda ou centrados em tudo o que é escrito (mesmo neste tipo de Regulamentos).
Obrigado.
Desejo saber se o adjectivo "andaluz" aceita a forma "andaluza" para o feminino, ou se, pelo contrário, se mantém inalterado.
Tapa-fugas é hifenizada, ou não?
Porquê?
Obrigado, desde já, pela vossa atenção.
Li que a letra "z" em flor(z)inha é um infixo. Porque é que uns aceitam isso e outros não?
Obrigado.
Tenho uma questão a respeito de uma dúvida gramatical relacionada a masculino e feminino quando falamos a respeito de alguma coisa como, por exemplo, alimentos ou objetos, digamos o seguinte, vou pedir um “drink”, uma cuba, ou seria um cuba? Da mesma forma como dizemos "a foice" ou "uma omelete".
Obrigado e um grande abração.
Gostava de saber se se poderá dizer "protecção contra escritura". De facto, em linguagem informática esta protecção é normalmente designada de "protecção contra escrita", o que me parece muito correcto. No entanto, um dia destes deparei-me com o termo "protecção contra escritura" e gostava de saber se esta opção é aceitável e se o termo "escritura" pode ser sinónimo de "escrita", no caso acima. "Escritura" só me faz lembrar terminologia legal, mas agradeço a vossa opinião sobre esta questão.
Desde já obrigada.
O que quer dizer vilegiatura? Encontrei esta palavra recentemente numa revista de turismo, mas não sei o que significa, e os resultados da vossa pesquisa foram nulos.
Pensei que, por ex., utilizar fosse sempre "utilizado" e analisar "analisado", mas ao ler diversos textos observei que existe de tudo: utilisado e analizado, por ex.
Estão correctas estas formas também? Há alguma regra em que eu me possa orientar? Muito obrigado pela resposta sobre este assunto!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações