O verbo pegar tem diversos significados e é usado em diversas construções sintácticas.
A frase «pegaram-lhe ao colo» é uma forma sintética ou de superfície correspondente a uma frase mais extensa: «Eles pegaram em alguém ou em alguma coisa para junto do colo deles.» Poderemos admitir também uma passagem intermédia: (Eles) pegaram nele (ou nela) ao colo. Deste modo vemos que o pronome pessoal lhe corresponde a nele ou nela porque o verbo pegar é usado frequentemente seguido pela preposição em, como, por exemplo: «Eles pegaram tudo o que puderam» ou «Eles pegaram em tudo o que puderam».
A frase «pegaram-na ao colo» corresponde também a uma forma sintética que tem como estrutura profunda: «Eles pegaram um indivíduo, um animal ou uma coisa do género feminino junto ao colo (ou para junto do colo) deles.»
Esta construção é mais objectiva porque tem expresso o complemento directo visto que na é uma forma do pronome pessoal a com a influência nasal da terceira pessoa do plural do verbo pegar.
Neste caso, o verbo pegar significa nitidamente suportar.
Originariamente o verbo pegar significava colar, prender e juntar. Só posteriormente tomou outros significados e, entre eles, suportar.