Qual é o colectivo de rapazes e raparigas?
Em relação a uma pergunta do consulente Filinto Lapa, cuja resposta da autoria da nossa consultora Edite Prada já está em linha, recebemos da nossa consultora Maria Regina Rocha uma resposta que também nos pareceu valer a pena colocar em linha.
Ciberdúvidas
Na sequência de uma pergunta feita por uma professora, foi-lhe respondido que a oração "O João gosta de manga" é principal ou coordenante; ora aprendi que não podia ser principal, pois não há uma relação de dependência entre elas e também não pode ser coordenante, visto que o termo não existe, pelo menos nos dicionários que consultei.
Há uns tempos atrás, fiz essa mesma pergunta, tendo-me sido respondido que se poderia chamar-lhe coordenada inicial. Por outro lado, eu penso que lhe podemos atribuir o mesmo nome da segunda oração, como neste caso bem
evidente: (ou) Estás calado ou sais.
Gostaria que me confirmassem se se pode empregar indistintamente as palavras "viciado" e "vicioso". Por exemplo: "O argumento que você me dá é "viciado" ou é "vicioso".
No Dicionário da Academia das Ciências refere-se que as duas palavras são sinónimas.
Queria saber qual o plural correcto da palavra rol.
Qual a diferença entre interferência e inferência? Podem me dar exemplos?
Levanto a seguinte questão ortográfica: bangalo ou bangalô?
Transsexual/hemofrodita. Qual é o significado de ambas as palavras?
E as diferenças?
Gostaria de saber qual é a origem da palavra reunião?
Numa resposta sobre fonética que se encontra neste mesmo sítio, li o termo "fonte" no sentido de tipo gráfico. Já tenho ouvido isto de outras fontes (perdão pela repetição, esta palavra hoje está para me irritar... :-)
Então "fonte" não será, mais um exemplo de "Portuguese English", para referir a (in)feliz expressão de JCB, uma espécie de "tradução a martelo" do inglês "font"? Eu tenho preferido dizer "tipo".
Posso dizer que tenho as mãos untadas de gordura ou apenas me é permitido tê-las untadas com gordura?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações